quarta-feira, 15 de maio de 2024

LPG: ARTESANATO NA ALDEIA DO CAUCHO/24

 LEI PAULO GUSTAVO 2024

EDITAL Nº 04 DE APOIO AS DEMAIS ÁREAS DA CULTURA

PROJETO: I FEIRA DE ARTESANATO DA ALDEIA DO CAUCHO

Sabemos que a cultura contribui de forma eficaz para a formação dos pilares fundamentais da sociedade, já que atua como ferramenta de fortalecimento das identidades coletivas, gera economia e age como um poderoso instrumento de inclusão social.

O projeto foi idealizado pela jovem Gleyce Kaxinawá que apresentou o projeto para avaliação e obteve êxito na sua aprovação junto aos orgãos de controle. A culminância do projeto está prevista para mês de junho na comunidade, onde uma coordenadora visita, orienta e explica assuntos relacionados a viabilização do projeto da feira de artesanato.

Assim, para valorizar a cultura da Aldeia do Caucho, propomos o encontro de mulheres, homens e jovens que trabalham na arte de fazer artesanato e comercializar numa feira programada em local determinado. 

A realização da feira será um encontro com quem produz e faz arte artesanal, comercializando seu produto dentro de uma feira, e posteriormente em outros locais. As primeiras confecções já estão em andamento para exposição na feira.

A Terra Indígena Igarapé do Caucho tem aproximadamente 12 mil hectares, há 187 famílias, aproximadamente, 900 pessoas habitam no local.

Este local não possui teatros, cinema, Palcos abertos, escolas de arte, o que aumenta consideravelmente a percepção de nossos jovens da existência de vácuo cultural.

O espaço nas feiras de artesanato beneficia os artesãos dando oportunidade de divulgação e comercialização dos seus produtos. Promove o fortalecimento dos eixos geração de renda, educação e cidadania. A interatividade entre quem produz artesanato é essencial para sua valorização. Com o aumento do grupo de artesãos, aumentaremos e incentivaremos cada vez mais essa arte de produção. 

Sua execução se justifica, pois será através da realização da feira que cada artesão será valorizada e incentivado a cada vez mais produzir artesanato, vendendo e ajudando no sustento de sua família.È cultural a produção de artesanato indígena. Este projeto trará de modo organizado uma forma de enaltecer e valorizar a cultura milenar na terra indígena do Caucho. Execução necessária, pois gera renda e apoio.

O referido projeto têm apoio e financiamento do Governo Federal, Lei Paulo Gustavo, Fundação de Cultura Elias Mansour, Prefeitura de Tarauacá e Secretaria de Cultura de Tarauacá

Por: Copyright© 2024 @Flávio Santos

Nenhum comentário: