segunda-feira, 28 de outubro de 2019

BENEFÍCIOS: "O ESPORTE NA ESCOLA":


QUAIS OS 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ESPORTE NA ESCOLA?

esporte na escola
Crianças mais disciplinadas, com senso de equipe e menos sedentárias. Esses são apenas alguns dos benefícios do esporte na escola. Tanto por meio das aulas de educação física, como por atividades complementares, é possível formar pessoas melhores, como um todo.

Matricular o seu filho em uma escola que ofereça atividades esportivas é um caminho fundamental para tornar a vida dele, inclusive como estudante, melhor e mais saudável. As mudanças, inclusive, ultrapassam os muros da escola e podem durar toda a vida.

Pensando nisso, conheça quais são os 5 principais benefícios dessa prática escolar.

1. O trabalho em equipe é desenvolvido desde cedo:
Atividades em grupo, como futebol, basquete e vôlei, fazem com que os alunos aprendam, desde cedo, a trabalhar em equipe. Essa é uma característica bem valorizada no mercado de trabalho — e importante na vida adulta em geral.

Mesmo as atividades individuais também podem despertar essa qualidade. Nenhum atleta alcança a excelência de maneira solitária e, com a prática e a disciplina, o estudante percebe a importância de contar com outras pessoas e de trabalhar em grupo.

Assim, desenvolver essa competência desde cedo garante que as crianças e adolescentes comecem a se habituar a de liderança e coletividade.

2. O esporte na escola ajuda a desenvolver novas habilidades:
Por falar em liderança, tal prática ajuda a desenvolver essa característica, dentre outras possibilidades. Ao ter que tomar a frente em um time, o aluno consegue compreender mais sobre como fazer para motivar os demais jogadores e como atuar estrategicamente em equipe. Ainda é capaz de aprender a receber sugestões e a compartilhar experiências.

Logo, novas habilidades físicas surgem. Há mais coordenação motora, mais desenvoltura corporal e, eventualmente, pode ser descoberta também a aptidão para a prática de uma atividade esportiva de modo profissional.

3. A disciplina e as responsabilidades:
Praticar uma atividade esportiva exige muito comprometimento. É preciso treinar para desenvolver habilidades e pensar em conjunto. É necessário colaboração, realizar debates em prol do grupo e tomar decisões coletivas que buscam o bem comum.

Diante disso, o esporte na escola contribui para que os alunos passem a ter mais disciplina em geral. Eles aprendem a importância de manter a responsabilidade e começam a compreender como é importante cumprir com o que foi acordado.

Tal aprendizado rompe as barreiras dessa prática e se manifesta em lições de casa feitas, tarefas domésticas cumpridas e mais responsabilidade em geral. O estudante passa a entender a importância de assumir e cumprir com as suas responsabilidades, inclusive fora do esporte.

4. A atenção e o comportamento são potencializados:
Se ficam mais disciplinados, os participantes também passam a ter um comportamento melhor.

Compreendem mais facilmente a questão de limites e hierarquia, dialogam de maneira mais consistente e agem de maneira mais responsável. As brigas no ambiente escolar e em casa também diminuem e o interesse por ações positivas se eleva.

Com isso, há um alívio da ansiedade e do estresse graças à liberação de substâncias responsáveis pelo bem-estar. A serotonina e a dopamina são exemplos de compostos que aumentam a sensação de bem-estar, a autoestima, a disposição, o relaxamento e a felicidade, em geral.

A melhora na saúde psicológica gera efeitos positivos também na atenção, levando a uma maior qualidade de vida.

5. Os alunos ficam mais saudáveis:
A melhora na saúde também acontece de maneira física. Com a prática regular dos exercícios oferecidos pelo esporte na escola, o aluno tem um desenvolvimento melhor de ossos e músculos, além de combater o sedentarismo. Isso melhora a função cardiovascular e pulmonar, assim como combate a obesidade e as doenças crônicas associadas. Para o futuro, a tendência é que os praticantes se tornem adultos com hábitos mais saudáveis.

Os benefícios do esporte na escola incluem questões físicas, psicológicas e de comportamento. Trata-se de uma importante atividade que não deve ser desconsiderada como formadora de indivíduos mais preparados, de corpo e mente. A formação não diz respeito apenas ao estudante ou ao atleta, mas à pessoa como um todo. FONTE:

Por: Copyright© 2019 @Kbym

Nenhum comentário: