QUAIS OS 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ESPORTE NA ESCOLA?
Crianças
mais disciplinadas, com senso de equipe e menos sedentárias. Esses são apenas
alguns dos benefícios do esporte na escola. Tanto por meio das aulas
de educação física, como por atividades complementares, é possível formar
pessoas melhores, como um todo.
Matricular o
seu filho em uma escola que ofereça atividades esportivas é um caminho fundamental
para tornar a vida dele, inclusive como estudante, melhor e mais saudável. As
mudanças, inclusive, ultrapassam os muros da escola e podem durar toda a vida.
Pensando
nisso, conheça quais são os 5 principais benefícios dessa prática escolar.
1. O trabalho em equipe é desenvolvido desde cedo:
Atividades
em grupo, como futebol, basquete e vôlei, fazem com que os alunos aprendam,
desde cedo, a trabalhar em equipe. Essa é uma característica bem valorizada no
mercado de trabalho — e importante na vida adulta em geral.
Mesmo as
atividades individuais também podem despertar essa qualidade. Nenhum atleta alcança
a excelência de maneira solitária e, com a prática e a disciplina, o estudante
percebe a importância de contar com outras pessoas e de trabalhar em grupo.
Assim,
desenvolver essa competência desde cedo garante que as crianças e adolescentes
comecem a se habituar a de liderança e coletividade.
2. O esporte na escola ajuda a desenvolver novas habilidades:
Por falar em
liderança, tal prática ajuda a desenvolver essa característica, dentre outras
possibilidades. Ao ter que tomar a frente em um time, o aluno consegue
compreender mais sobre como fazer para motivar os demais jogadores e como atuar
estrategicamente em equipe. Ainda é capaz de aprender a receber sugestões e a
compartilhar experiências.
Logo, novas
habilidades físicas surgem. Há mais coordenação motora, mais desenvoltura
corporal e, eventualmente, pode ser descoberta também a aptidão para a prática
de uma atividade esportiva de modo profissional.
3. A disciplina e as responsabilidades:
Praticar uma
atividade esportiva exige muito comprometimento. É preciso treinar para
desenvolver habilidades e pensar em conjunto. É necessário colaboração,
realizar debates em prol do grupo e tomar decisões coletivas que buscam o bem
comum.
Diante
disso, o esporte na escola contribui para que os alunos passem a ter
mais disciplina em geral. Eles aprendem a importância de manter a
responsabilidade e começam a compreender como é importante cumprir com o que
foi acordado.
Tal
aprendizado rompe as barreiras dessa prática e se manifesta em lições de casa
feitas, tarefas domésticas cumpridas e mais responsabilidade em geral. O
estudante passa a entender a importância de assumir e cumprir com as suas
responsabilidades, inclusive fora do esporte.
4. A atenção e o comportamento são potencializados:
Se ficam
mais disciplinados, os participantes também passam a ter um comportamento
melhor.
Compreendem
mais facilmente a questão de limites e hierarquia, dialogam de maneira mais
consistente e agem de maneira mais responsável. As brigas no ambiente escolar e
em casa também diminuem e o interesse por ações positivas se eleva.
Com isso, há
um alívio da ansiedade e do estresse graças à liberação de substâncias
responsáveis pelo bem-estar. A serotonina e a dopamina são exemplos de
compostos que aumentam a sensação de bem-estar, a autoestima, a disposição, o
relaxamento e a felicidade, em geral.
A melhora na
saúde psicológica gera efeitos positivos também na atenção, levando a uma maior
qualidade de vida.
5. Os alunos ficam mais saudáveis:
A melhora na
saúde também acontece de maneira física. Com a prática regular dos exercícios
oferecidos pelo esporte na escola, o aluno tem um desenvolvimento melhor
de ossos e músculos, além de combater o sedentarismo. Isso melhora a função
cardiovascular e pulmonar, assim como combate a obesidade e as doenças crônicas
associadas. Para o futuro, a tendência é que os praticantes se tornem adultos
com hábitos mais saudáveis.
Os
benefícios do esporte na escola incluem questões físicas,
psicológicas e de comportamento. Trata-se de uma importante atividade que não
deve ser desconsiderada como formadora de indivíduos mais preparados, de corpo
e mente. A formação não diz respeito apenas ao estudante ou ao atleta, mas à
pessoa como um todo. FONTE:
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