segunda-feira, 11 de julho de 2016

PESCADORES DO ACRE: JAÚ

PESCADORES PESCAM PEIXE GIGANTE NO RIO ACRE

JAÚ DE 100 KILOS




"Uma turma de pescadores amadores capturaram na manhã desta segunda-feira (10) um peixe gigante nas águas do Rio Acre. Segundo eles, chega a pesar mais ou menos 100k.

Segundo relatos dos curiosos que presenciaram o fato, o peixe da espécie "JAU" foi pescado no espinhel  (uma espécie de corda amarrada em um ponto fixo) logo a baixo da ponte metálica. Foram necessárias pelo menos três pessoas para tirá-lo do leito do rio".
Jaú de 80 kilos no rio teles pires!!! briga de gigante!!!
(Vídeo do You Tube)
O PEIXE: O jaú é um peixe de grande porte, podendo alcançar até 1,5 metros de comprimento total e 120 quilogramas. O corpo é grosso e curto; a cabeça grande e achatada. A coloração varia do pardo-esverdeado-claro a pardo-esverdeado-escuro, com manchas, no dorso, mas o ventre  é branco. O indivíduo jovem, chamado jaupoca, apresenta pintas violáceas espalhadas pelo dorso amarelado.

ESPÉCIE: É uma espécie piscívora. Vive no canal do rio, principalmente nos poços das cachoeiras, para onde vai no período de água baixa acompanhando os cardumes de Characida e (especialmente Curmbatá) que migram rio acima. Na Amazônia, não é importante comercialmente (a carne é considerada "reimosa"), mas é apreciado no Sudeste do Brasil. A pressão de pesca pelos frigoríficos que exportam filé de jaú é muito grande e tem sido responsável pela queda da captura da espécie na Amazônia. (wikipedia.org).

Fonte: www.oriobranco.net/

Nenhum comentário: