domingo, 1 de maio de 2016

CÂNCER NO ACRE: 870 NOVOS CASOS

ACRE DEVE DIAGNOSTICAR 870 NOVOS CASOS DE CÂNCER EM 2016

 DIZ ESTUDO

Estimativa faz parte de estudo elaborado pelo Instituto Nacional de Câncer.
Mama, colo de útero e próstata são os tipos mais incidentes no estado.


Dados fazem parte de levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (Foto: Reprodução/Inca)
Dados fazem parte de levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (Foto: Reprodução/Inca)

Pesquisa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estima que 870 novos casos de câncer sejam diagnosticados no Acre durante este ano. Conforme o estudo "Incidência de Câncer no Brasil", 71% dos casos são estimados na capital do estado, Rio Branco, correspondendo a 620 diagnósticos.

De acordo com o instituto, a maior parte dos casos no estado deve incidir sobre homens, 440 no total, correspondendo a uma taxa de risco de 116,11 para cada 100 mil habitantes do sexo masculino. A abrangência na capital acreana para homens é de quase 73%, ou seja, 320 possíveis diagnósticos.

Em relação ao sexo feminino, são esperados 430 casos dos mais diversos tipos de câncer, representando um risco de 114,43 para cada 100 mil pessoas do grupo. Quase 70% devem ocorrer em Rio Branco- 300 novos diagnósticos.

O tipo de câncer com maior incidência em homens, segundo a pesquisa, é o de próstata, com a estimativa de 110 novos casos descobertos durante este ano. Já nas mulheres, os de maior predominância são de mama e de colo de útero, cada um com 70 possíveis diagnósticos.

Outros destaques, como aponta o Inca, nos tipos de câncer são o de estômago e ainda o de traquéia, brônquio e pulmão, que juntos totalizam 110 novos casos em 2016. O Inca afirma que a divulgação do levantamento tem a função de, com as estimativas, impulsionar a tomada de decisões estratégicas para os tratamentos.

"Essas informações têm o objetivo de apoiar o gestor, na medida que permitem a apropriação do conhecimento da realidade sobre a qual se deseja intervir e/ou modificar, com a possibilidade de olhar para especificidades regionais em relação aos problemas que afetam a saúde da população, relacionadas à questão do câncer no Brasil", diz o órgão.

Hospital do Câncer fechou 2015 atendendo 676 pacientes no AC

Dados do Hospital do Câncer em Rio Branco, solicitados pelo G1, mostraram que a unidade fechou o ano de 2015 com o atendimento de 676 pacientes em diversos tipos da doença. O número de mulheres assistidas foi de 330 e o de homens chegou a 307. Os outros 39 casos foram identificados em crianças e adolescentes.

Entre pessoas do sexo feminino, a maior parte dos casos atingiu a faixa etária entre 45 e 49 anos e, em conformidade com a estimativa do Inca, os tipos mais incidentes são de colo de útero (78) e mama (62).

Nos homens, a faixa etária mais atingida é acima de 75 anos, tendo maior abrangência o câncer de próstata e o de estômago. O hospital existe desde 2007 e, desde então, contabiliza mais de 5 mil prontuários abertos.

Fonte: http://g1.globo.com/

Nenhum comentário: