quarta-feira, 2 de abril de 2014

MUITAS VIDAS ESQUECIDAS...TK

"PARA SER REALISTA E NÃO ESQUECER QUE ASSIM VIVI"

@Kbym 

Os olhares curiosos espreitavam-se nas portas dos barracos. Para os moradores, parecia estranho sentirem-se lembrados, quando todos já se acostumaram ao esquecimento. Localizados no beco da Garagem no município de Tarauacá, existem muitas casas caindo aos pedaços, muito mato e muita miséria. Na última delas, praticamente dentro da mata fechada, é onde se encontra a situação mais difícil. A maioria dos serviços básicos não chega no local. É a história de um povo esquecido, mas que luta para sobreviver. Lá já mataram muitos jacarés. São vizinhos de todos. E voce reclamando da vida né?. Eu também...


O drama dos moradores será resumido pela história da família de Cleudo. Eles moram no local desde sua invasão. Me falou que com muito esforço conseguiu fazer um pequeno trapiche até chegar à rua. O medo constante de perder os pequenos pertences é grande. Não saem a noite, pois o medo de cair e deixar a casa sozinha é bem maior. 



Água encanada? São mangueiras improvisadas. A família da precariedade da rede para abastecer a residência. “Mas é uma água suja”, reconhece. Já o esgoto tem que correr em direção ao mangue mesmo. O lixo é jogado ai mesmo no quintal. Assim, os quintais e mata próxima, fica tomado de garrafas plásticas, restos de eletrodomésticos, roupas e material orgânico. O meio ambiente também paga a conta.


Posto mesmo. Não para 'denegrir' a imagem de nossa terrinha, nem para ninguém em especial. Não para mostrar aos 'bacanas' e 'políticos' que podem ajudar se quiserem, mas para não cair na mesmice e esquecer que há gente precisando de voce agora. Para ser realista e não esquecer que assim eu vivi.


O Lixo Causa Doença, é responsável por uma série de problemas a humanidade, pois agride violentamente o planeta em que vivemos causando a Poluição da Água, a degradação dos mananciais e do solo, enfim, o lixo é prejudicial ao Meio Ambiente sendo responsável pela morte de espécies da flora e da fauna. Muitas são as doenças que estão expostos: Leptospirose, Tétano, Dengue, Febre Tifóide, Cólera, Esquistossomose, Câncer, Intoxicação, Malária, e outras.


@Kbym 2014

Nenhum comentário: