quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O QUE SERÁ QUE ACONTECE?

POR QUE OS CANDIDATOS GASTAM TANTO.

SE O SALÁRIO NÃO COMPENSA?


Sempre a mesma coisa!!!



Chegou a hora de ver quanto gastamos na campanha eleitoral.




Tudo mais calmo agora... É hora de fazer as contas e ver o quanto gastamos na política. Quem ganhará os melhores cargos na administração... Há candidatos que já contam com secretarias municipais. Esses não tinham compromissos nenhum com o eleitor. Chegou a hora de prestar contas ao TRE e declarar o valor gasto na campanha. Será que todos os candidatos declaram quanto gastam? Quais dos candidatos terão as prestações de conta reprovadas? 

Toda eleição é sempre a mesma coisa. Falamos e passamos a ideia de que o eleitor realmente aprendera a votar. Que ele não se vende...Que aprendera a lição passada...Que já cansou de político corruptos. Pura ilusão...."Se existem maus políticos, é porque existem maus eleitores". Isso é fato. 

Podemos afirmar que se tivesse eleição todo ano, nenhum trabalhador rural precisaria pegar mais na enxada para assegurar a sua feira, uma vez que ela chegaria de presente durante a madrugada ou na bagagem dos próprios candidatos, que fazem romarias constantes em busca de votos, distribuindo de tudo um pouco na zona rural ou nos bairros mais carentes da zona urbana. Aqui no Bairro da Praia aconteceu muito essa prática.

Um fator determinante nesta eleição em Tarauacá foi a  “Boca de Urna” remunerada. Este é um caso exemplar de abuso de poder econômico, já que o único limite é a condição financeira do candidato ou do seu partido político, de forma a complementar os votos necessários para assegurar a vitória a todo custo.

Na eleição, muitos cadernos são preenchidos com pedidos de todo tipo: estrada, poço artesiano, construção de banheiros, reformas ou construção de casas populares, além de outros pedidos individuais como óculos, exames de saúde mais complexos, próteses dentárias e muitos outros, que podem ou não se transformar em votos, de acordo com a possibilidade do candidato atender ou não as exigências da comunidade.  

Em meu simples pensar e sentir, esta é a ótica do eleitor brasileiro sobre a problemática da compra ou venda de votos. Há os que vendem o voto por uma cesta básica e os que negociam apoio político em troca de dinheiro, um emprego ou de cargos no governo.

Porém, a corrupção é uma doença crônica do nosso povo, alcançando cidadãos de todas as classes e níveis culturais, o que exige a implementação de uma educação básica que valorize a ética e o combate à corrupção, além da aprovação de diversas reformas de base em nossa legislação, tão necessárias ao desenvolvimento sustentável do nosso país e de Tarauacá.

CONTINUA





Nenhum comentário: