PESCADOR LEVOU DUAS FERRADAS DE ARRAIA
UMA NO PÉ E OUTRA NO BRAÇO
Imagem ilustrativa
Imagem real
Agora já posso postar a imagem, pois o meu amigo Adelmo já está bem melhor e trabalhando novamente. Outro dia fui visitar meu amigo no hospital e levei o maior susto ao vê-lo chorando de dor. Adelmo me contou que foi realizar àquela velha pescaria de rotina ao domingo com seu amigo. Tudo correu legal. Pegaram a malhadeira e atravessaram no lago e começaram a andar para espantar os peixes. De repente ele sentiu àquela "punhalada" no pé e saltou para o barranco, já gritando de dor. Uma arraia havia lhe ferrado. Ao pegar no capim do barranco para subir e ir para terra a mão dele escorregou e caiu na água, e sentiu mais uma dor...Uma outra arraia o pegou no pulso. Ele estava com seu relógio, e como de costume, havia virado o lado da mica para baixo o que fewz o esporão deslizar e ferrá-lhe o braço.
Uma imagem triste e sofredora. Adelmo passou vários dias no hospital e a cada momento de tratamento, era uma dor insuportável e sem fim que passava. Sua perna inchou tanto que chegou à pensar que perderia seus movimentos. Fui visitá-lo para atender o seu pedido de levar umas muletas que tenho da época de minha cirurgia para poder se movimentar um pouco e ir mais seguro andar pelo quarto do hospital.
Cena lamentável, triste e sofredora. Agora ele já está bem e se recuperando. Pode até parecer história de pescador, mas é a mais pura verdade. Veja como se prevenir ou tratar de uma ferroada de arraia:
Para Prevenir uma Ferroada
- Antes de entrar na água use uma vara para tatear o fundo dos locais onde vai pisar.
- Ao caminhar, procure arrastar os pés sem levantá-los muito.
3. As arraias que estiverem sob a areia ou o lodo tendem a fugir quando a água é agitada. A ferroada só ocorre por reflexo, quando se pisa sobre elas ou quando se bate nas bordas do disco (nadadeiras peitorais).
Em Caso de Acidente
- Mergulhe o local da ferida em água quente (a 50C) por 30 a 90 minutos
- NÃO use urina ou sangue menstrual. Isto só vai aumentar a contaminação do local.
- Retire quaisquer fragmentos do ferrão ou da pele da arraia
- Use uma bolsa de água quente ou compressas quentes para acalmar a dor.
- Procure atendimento médico imediato, para prevenir infecções secundárias, tomar antibióticos e vacina anti-tetânica.
Pobre do Adelmo, os médicos não sabiam desse tratamento e costuraram o "buraco" da ferroada. Sofreu duas vezes mais!!!
Por: Blog do Kbym 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário