segunda-feira, 5 de abril de 2010

Um Pouco de mim...Aniversário:

MEU HISTÓRICO DE VIDA

ME CONHECENDO UM POUCO MAIS

Agora é assim...



Antes era assim...

Sou Flávio Pereira dos Santos, natural de Tarauacá (Praia) – Acre. Iniciei meus estudos na Escola de Ensino Fundamental Omar Sabino de Paula, no ano de 1982, depois Rosaura Mourão da Rocha, em 1993. Cursei o nível médio na escola Dr. Djalma da Cunha Batista, em 1997. Sou professor concursado da rede municipal de Ensino Fundamental em Tarauacá. Sempre trabalhei muito para conseguir meus objetivos. Desde cedo compreendi que somente através da educação seria possível chegar no onde estamos hoje.


Escolhi ser professor porque, na época, era a única maneira de profissionalizar-me. Deste dia em diante aprendi que a cada dia que passa o mundo modifica-se e temos que acompanhá-lo, se queremos melhorar a sociedade que nos cerca e a educação é o único meio. Tudo gira em torno da educação, de uma educação.


Somos todos aprendizes em tudo que fazemos e em qualquer lugar que estejamos. Portanto, significa acreditar que nós, professores, dispomos de um conhecimento prático adquirido no cotidiano escolar, conhecimento esse que perpassa uma pluralidade de dimensões. O conhecimento não estar apenas nos livros que trabalhamos na escola ou nas enciclopédias das bibliotecas. Cada de nós recebe uma carga de conhecimentos muito grande antes, durante e depois de cada momento de nossa prática pedagógica.


A idéia de educação deve estar intimamente ligada às de liberdade, democracia e cidadania. A educação não pode preparar nada para a democracia a não ser que também seja democrática. Seria contraditório ensinar a democracia no meio de instituições de caráter autoritário. Cidadania: De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNS, outra maneira de se trabalhar com os alunos os seus direitos de cidadão é utilizando a cultura. Através disto, os alunos podem descobrir dentro dos esportes, música, teatro, leituras, pesquisa, das brincadeiras e dos jogos, conhecimentos necessários para que se possa fazer uma crítica dos valores sociais, que nos dias de hoje, estão cada vez mais voltados para os interesses de pessoas que possuem mais poder dentro da sociedade.

Meu processo de formação - Cidadania, Educação e Letramento – aconteceu de modo lento, inclusivo e planejado, acompanhando sempre as transformações educacionais. Essas transformações têm acarretado ampliações ainda maiores, se tratando da educação, pois acredito que tudo na vida do ser humano gira em torno da educação, de uma educação. Construir uma docência sólida, inclusiva e de qualidade não é uma tarefa das mais fáceis se tratando dos poderes direcionados para lados opostos. Estamos presenciando cada vez mais uma sociedade competitiva e necessitada de pessoas capazes e ao mesmo tempo preparada para o mercado de trabalho que estar cada vez mais competitivo. Para que isso aconteça preciso me preparar para direcionar meus ensinamentos ao educando sabedor do seu papel na sociedade.

Nenhum comentário: