sábado, 2 de março de 2024

GOVERNO FEDERAL: AJUDA AO ACRE: 2024

 GOVERNO FEDERAL GARANTE AJUDA HUMANITÁRIA A MUNICÍPIOS DO ACRE

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO, GERALDO ALCKMIN CONVERSOU COM PREFEITO DE RIO BRANCO E GOVERNADOR DO ESTADO. MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO JÁ RECONHECEU A SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 17 DOS 22 MUNICÍPIOS ACRIANOS

Fonte:https://www.gov.br/planalto

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, conversou no fim da manhã, por telefone, com o governador do Acre, Gladson Cameli, e com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, para reforçar a mensagem do Governo Federal de solidariedade e reiterar a disposição do Executivo de garantir a necessária assistência emergencial humanitária à população acriana atingida pelas fortes chuvas, e o restabelecimento e reconstrução dos municípios atingidos.

Os telefonemas ocorreram durante reunião do presidente em exercício com o ministro interino da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Valder de Moura, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Nacional, Wolnei Wolff.

O MIDR já reconheceu, de forma sumária, na segunda-feira (26/2), a situação de emergência de 17 dos 22 municípios acrianos. E já está recebendo os planos de trabalho dos municípios, exigência formal para garantir o envio de auxílio federal. As prefeituras de Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro Do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido De Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri já podem solicitar recursos do MIDR.

O Governo Federal está apoiando o estado do Acre com ações de cinco ministérios e nove instituições vinculadas para o enfrentamento da crise climática. Além do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, atuam os ministérios da Saúde; Defesa; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e dos Povos Indígenas.

Na segunda-feira, 26/2, o ministro Waldez Góes (MIDR) coordenou uma reunião com a bancada federal do Acre, incluindo senadores e deputados federais, para explicar os procedimentos de elaboração dos planos de trabalho para garantir ajuda humanitária, restabelecimento e reconstrução dos municípios atingidos por desastres nas últimas semanas. O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério da Defesa, da Caixa Econômica Federal e da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, por videoconferência.

Conversei com todos os senadores, deputados e com o prefeito de Rio Branco e vários outros prefeitos e prefeitas no fim de semana. É importante que todos saibam que na gestão do Governo Federal não existe folga aos sábados e domingos, principalmente, em situações de desastres naturais”, completou Waldez.

A ministra Marina Silva disse que as forças-tarefas, tanto do Governo Federal quanto da bancada do Acre, são fundamentais para que os reparos sejam feitos o mais breve possível. “Além disso, estamos trabalhando na questão da mitigação dos efeitos climáticos que são cada vez mais desafiadores, mas com uma ação em conjunto, como disse o próprio ministro Waldez, nosso trabalho fluirá melhor, fazendo chegar qualidade de vida às pessoas”, destacou.

Por: Copyright© 2024 @Flávio Santos

Nenhum comentário: