quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

TARAUACÁ: 75% INUNDADO!!! ESTRATÉGIAS:

 COM 75% DO MUNICÍPIO ALAGADO, ESTADO E PREFEITURA DE TARAUACÁ PLANEJAM ESTRATÉGIAS PARA ATENDER A POPULAÇÃO ATINGIDA PELA CHEIA

Fonte/Fotos: https://agencia.ac.gov.br

O governo do Acre, em parceria com a Prefeitura de Tarauacá, realizou uma reunião de alinhamento na manhã desta quarta-feira, 28, no Centro de Educação Profissional de Tarauacá (Cedup), com o objetivo de planejar as ações estratégicas de auxílio às pessoas atingidas pela cheia do Rio Tarauacá e do Rio Muru.

O diálogo foi realizado após avaliação local da situação da inundação e contou com a colaboração de servidores do Estado em Tarauacá, com o levantamento de ações e preocupações locais frente à calamidade pública.

O encontro contou com a presença de representantes das secretarias de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), de Comunicação (Secom), de Governo (Segov), de Agricultura (Seagri), de Saúde (Sesacre); do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac); do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre); e do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre).

O representante da Ajuda Humanitária do Estado no município, Rennan Biths, comunicou: “Por orientação do governador, Gladson Cameli, e da vice-governadora, Mailza Assis, estamos nessa missão de coordenar os esforços do governo do Acre. Colaborando diretamente com o município e a sociedade, unindo forças para auxiliar as pessoas atingidas pela cheia dos rios”.

A reunião contou com a presença da prefeita do município, Maria Lucinéia, a qual valorizou o empenho do governo do Acre: “Neste momento de dificuldade coletiva, devemos unir todos os esforços para, com resiliência, proteger a nossa população”.

Atual Situação

Dados mais recentes levantados pela Defesa Civil municipal elencam o nível do rio como 10,75 metros, frente a uma cota de transbordamento de 9,50 metros. Com dois abrigos municipais, a prefeitura atende 247 pessoas na Escola Dr. Djalma da Cunha Batista e na Escola Cívico-Militar Plácido de Castro, além de mais de 2 mil pessoas desalojadas, as quais encontraram acolhimento em casas de parentes e amigos.

Com a base de operações no Corpo de Bombeiros da cidade, o subtenente Gonzaga, coordenador da Defesa Civil local, aponta que o município encontra-se 75% alagado pelas águas dos rios: “Estamos centrados e unidos, garantindo o máximo de controle para melhor atender à população atingida. Estamos realizando diariamente entregas emergenciais de água, mantimentos, e dando todo o apoio para as famílias”.

Neste momento, a união de esforços entre o governo do Acre e o Município destaca-se como uma resposta solidária e coordenada diante da cheia dos rios, com a mobilização dos diversos órgãos governamentais, refletindo o compromisso em atender às necessidades urgentes da população afetada. 









Por: Copyright© 2023 @Flávio Santos

Nenhum comentário: