quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

ARTISTA ISMAEL MARTINS: TARAUACÁ/AC

 TARAUACÁ: ARTISTA PLÁSTICO ISMAEL MARTINS É HOMENAGEADO POR RENOMADO ARTISTA ALAGOANO

Fonte Cortesia: https://acciolytk.blogspot.com/2024/02/tarauaca-artista-plascito-ismael.html

O renomado Artista Plástico de Tarauacá Ismael Martins foi homenageado pelo artista alagoano Paulo Caldas, o “Mágico da Arte”. Paulo que também é Artista Plástico, desenha e pinta há quase quarenta anos. Suas produções e sua história,  assim como a de Ismael, é rica em criatividade, técnica, vida e muita persistência.

Veja o que ele escreveu sobre Ismael. 

INSTAGRAN: https://www.instagram.com/ismaelmartinsartes/

"Uma homenagem a um velho carpinteiro naval.

Ismael Martins, grande artista plástico, um amigo que fiz Aqui no Facebook e no ZAP, mora em Tarauacá no estado do Acre.

Ficamos amigos e enviávamos imagens dos nossos trabalhos quando tínhamos algo atual a postar.

Ismael por várias vezes me convidou para ir até lá pra gente sair pra pescar e caçar nos barcos feitos pelo meu pai'... Ao que eu respondia: qualquer hora chego por aí. Nunca fui. Não tive oportunidade.

Aconteceu que seu pai veio a falecer. E como eu passei a imaginar aquele universo era como se eu tivesse me familiarizado com aquela realidade".

Por isso resolvi fazer uma homenagem - através de um desenho - ao Sr. Joaquim Pereira. Solicitei ao Ismael um texto falando sobre o pai e ele me enviou:

Carpinteiro naval. 

Joaquim Pereira nasceu no seringal Cujubim, Estado do Amazonas. Desde muito cedo iniciou seu belo trabalho na construção de canoas de madeira, sendo um dos pioneiros dessa linda profissão, onde por muitos anos seus barcos serviram de transportes de alimentos para abastecer a região de Tarauacá, Feijó e Jordão. Os seus clientes eram ribeirinhos, indígenas e comerciantes, pois nessa época não existia estrada e todos usavam as canoas que os carpinteiros navais construíam.". (Paulo Caldas)

Ismael Martins é Acreano, nascido em Tarauacá. Ismael é um jovem artista autodidata. Seu trabalho abrange o desenho artístico e a pintura em tela, a aquarela, a acrílica e o óleo. 

Professor de desenho e pintura, com atelier na cidade de Tarauacá, participou de algumas mostras estaduais, obtendo o 1º lugar na categoria do II e do III Salão Hélio Melo de Artes Plásticas (2007 e 2008).

Presidiu a Associação dos Artistas Plásticos de Tarauacá (biênio 2008-2009) e atualmente é membro da Associação dos Artistas plásticos do Acre. Possui diversos trabalhos vendidos no Brasil e no exterior.

Obras que refletem a imensa riqueza cultural característica do Estado do Acre.

Por: Copyright© 2023 @Flávio Santos

Nenhum comentário: