sábado, 24 de fevereiro de 2024

40% DE JORDÃO/AC INUNDADA: ALERTA!

 COM CERCA DE 40% DA CIDADE INUNDADA, JORDÃO TEM MAIS DE 300 CONSUMIDORES SEM ENERGIA ELÉTRICA

Fotos: https://www.noticiasdahora.com.br/

Dado foi divulgado pela Energisa Acre, empresa responsável pela distribuição de energia no estado. Além da cidade do interior, mais três cidades também tiveram energia interrompida.

Pelo menos 457 consumidores tiveram a energia elétrica suspensa por conta da enchente dos mananciais que atinge centenas de famílias no interior do Acre e na capital. A informação foi divulgada neste sábado (24) às 12h pela Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia no estado, e este número corresponde ao total de afetados em quatro cidades. O município mais atingido foi Jordão, que está com cerca de 40% da cidade inundada pelo Rio Tarauacá.

O boletim emitido destaca que o desligamento foi feito por motivo de segurança, sendo que cerca de 85% ocorreu em Jordão, município afetado pelas águas do Rio Tarauacá. Veja abaixo o quantitativo atualizado de pessoas afetadas pela falta de energia:

- 58 em Rio Branco

- 390 no Jordão

- 4 em Brasiléia

- 5 em Assis Brasil

A Energisa dá ainda algumas dicas para que a população não corra riscos ao tentar religar energia diante de situações de inundação. Veja:

Não tente consertar eventual falta de energia sozinho;

Se sua casa for atingida pela água durante uma alagação, desligue o disjuntor de energia (chave geral);

Em caso de dúvida, entre em contato com a Energisa por meio do app Energia On, gisa.energisa.com.br ou 0800-647-7196.

Rio Acre e igarapés

O nível do Rio Acre segue em alta em Rio Branco e marcou 15,06 metros na medição das 15h deste sábado, segundo dados da Defesa Civil Municipal. São 1,06 metro acima da cota de transbordo, que é de 14m.

No Jordão, de acordo com o decreto publicado nesta sexta-feira (23), a quantidade de chuva do dia 22 e 23 de fevereiro ultrapassou 90 milímetros, fazendo com que o rio Tarauacá, que banha o município, ultrapassasse a cota de transbordamento no município que é de 7,50 metros. Ainda no decreto, a prefeitura informa que grande parte dos atingidos é a população indígena que vive no local. Maria José Feitosa, coordenadora da Defesa Civil de Jordão, falou que há mais de 350 pessoas atingidas pela cheia. "Chegamos na faixa dos 400 e 40% da cidade está inundada. Bastante chuva, e a previsão é de mais chuva e o rio continua enchendo aqui", complementou. Fonte:

Por: Copyright© 2023 @Flávio Santos

Nenhum comentário: