terça-feira, 30 de janeiro de 2024

CONAE: 2024 CONFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO:

 CONAE 2024 EM BRASÍLIA

É REALIZADA A CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO

https://seperj.org.br/conae-2024

A taraucaense Rodinéia Guilherme participou da conferencia nacional da educação em Brasília. O evento educacional foi realizado para que todos os estados da federação estejam alinhados quanto ao Plano Nacional da Educação 2024/2034. Atuante na Associação que defende os direitos dos portadores de Autismo, Rodinéia afirma que o encontro em um marco na educação do estado do Acre e que foi de grande importância participar desse encontro educacional em Brasília.

A CONAE 2024 terminou nesta terça-feira (dia 30), em Brasília, com a aprovação do texto final do evento que será depois enviado para o Ministério da Educação, com vistas à formatação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) a ser enviado ao Congresso para ser transformado em Lei.

A CONAE é uma política de estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

Entre os destaques das propostas aprovadas está a revogação das reformas impostas pelos governos Temer e Bolsonaro, com a revogação do Novo Ensino Médio (NEM) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), medidas combatidas e criticadas pelas entidades representativas dos profissionais de educação e do movimento social.

O dia derradeiro do evento contou com a presença do ministro da Educação, parlamentares e do presidente Lula, que discursou para a plenária e pediu o empenho dos participantes para a aprovação do projeto de lei a ser enviado para o Congresso para a criação do novo PNE.

- Entre as outras propostas aprovadas na CONAE 2024 estão:

- Revogação do Novo Ensino Médio (NEM)

- Revogação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e substituição por um novo projeto curricular a ser construído

- Universalização da pré-escola a partir dos quatro anos, do Ensino Fundamental de 9 anos e garantia de educação para toda a população até 17 anos

- Educação de tempo integral (pelo menos 7 horas) para 50% dos estudantes

- Investimento de 10% do PIB em educação

- Implantação efetiva do custo aluno qualidade, patamar mínimo a ser investido considerando critérios de qualidade de ensino e não o orçamento disponível. 


Fotos: Acervo Divulgação



Por: Copyright© 2023 @Flávio Santos

Nenhum comentário: