sábado, 11 de fevereiro de 2023

HISTÓRICO: IGREJA DE SÃO JOSÉ: TARAUACÁ

 HISTÓRICO: IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ

TARAUACÁ- ACRE

Primeiro a igreja foi construída em 1900, toda de madeira e coberta totalmente com palhas de palmeiras. A presença da igreja católica na região.

Mas na só em 1913 foi erguida uma capelinha pelo então Padre José Frisch, a construção da capela maior se deu a partir da iniciativa da senhora Evangelista Valverde de Vasconcelos, esposa de José Thomás da Cunha Vasconcelos (foto) que foi prefeito de Tarauacá, depois nomeado governador do Território Federal do Acre. No dia 30 de abril de 1916, Evangelista reuniu diversas pessoas e juntas decidiram construir a capela São José, onde localizava-se então na antiga Praça São José, o terreno era de propriedade do tenente coronel Raphael Maurício Belém e foi adquirido pela comissão a equivalente por dois milhões de contos de réis (2.000. 000).

Só no dia 27 de outubro de 1924 deu-se o início a construção da capela que ficou pronta em 1925, sendo que no dia 19 de março no mesmo ano foi transladado de um altar improvisado no grupo escolar João Ribeiro para a nova capela a imagem de São José em procissão. O primeiro vigário nomeado pela prelazia do Alto Juruá para Tarauacá foi o Padre José Bischosfberger que chegou na cidade em 14 de junho de 1936.

Foi inaugurada mais adiante na véspera de natal de 1938 a nova igreja São José e em 1956 a igreja passou por uma nova reforma e mudou de nome, Paróquia São José que permanece até os dias de hoje. Por: Moisés Souza Lucena

Por: Copyright© 2023 @Kbym

Nenhum comentário: