segunda-feira, 12 de agosto de 2019

HATERS DA INTERNET: O QUE SÃO?

“O QUE É UM HATER? 
O QUE FAZ? ONDE VIVE? COMO SE REPRODUZ?"

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Hater é um termo usado na internet para definir pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem muito critério, ou, pessoa que desagrada de alguém ou algo específico. Fontes indicam que a palavra foi usada pela primeira vez na cultura pop por Will Smith na música “Gettin ‘ Jiggy wit It” , de 1997, que faz referência aos “haters” e implica que essas pessoas sejam motivadas por inveja.

Em tradução livre, o termo hater significa odiador.

Sábado de manhã geralmente é o dia da semana em que eu confiro os comentários em posts do meu blog. Vez ou outra eu me deparo com um comentário negativo de algum hater. Quando comecei no marketing digital, fui influenciado a apagar esse tipo de mensagem, mas de uns tempos para cá, decidi deixá-los visíveis. 

A intenção é trabalhar com transparência. Eu só apago mesmo quando são muito ofensivos e contêm palavras de baixo calão, para não gerar desconforto em outras pessoas. Mas se é somente uma crítica, não vejo problemas em deixar, até porque sou muito confiante sobre o que promovo. 

Tento responder de forma diplomática, sempre com uma pitada ácida, claro. Geralmente dou uma “quebrada” no cara e o diálogo vai se tornando menos tenso. Quando não funciona, e ele insiste em “me bater”, aí sim eu respondo a altura e mando ir visitar algum lugar obscuro. Afinal, paciência tem limite. 

Costumo brincar dizendo que deveríamos “ter inveja” das pessoas que só vivem para colocar comentários negativos nos posts dos outros. Elas devem ter muito tempo livre, seus produtos devem estar vendendo muito no piloto automático e suas contas bancárias devem estar abarrotadas de dólares. Só que não. 

Alguns tipos de haters:

#1. Críticos de construções que não constroem nada. Exemplo: o cara que não tem negócio, mas que está sempre apontando os erros de quem tem. Estão por toda parte.

#2. Críticos de conteúdo que não produzem conteúdo. Exemplo: gente que não publica nada, mas que está sempre refutando o que os outros publicam. Encontramos estes facilmente em comentários de blog e em posts no Facebook.

#3. Odiadores de ideias. Indivíduos que na maioria das vezes não têm audiência e vivem para desconstruir os pensamentos alheios. Não entendem que, em muitos casos, as pessoas estão apenas espalhando suas ideias, e que nem tudo que se posta é pessoal.

#4. Anti-gurus. Também não gosto de “guruzisse”, mas convenhamos que os gurus geralmente estão comprometidos em levar suas mensagens adiante. Podemos fazer denúncias e combater bizarrices, mas temos que nos comprometer principalmente a fazer um trabalho melhor (ou ao menos diferente).

Esses tipos partem do mesmo princípio que eu cito no vídeo abaixo:

A crítica pela crítica.

Quem tem opinião forte e gosta de expô-la, precisa mostrar o que pensa principalmente com trabalho. A ideia é não ser mais um frustrado que não fez nada de valor porque apenas gastou tempo observando os erros no trabalho dos outros.

Não seja um hater, dedique-se a fazer algo relevante, construa. Não perca tempo com um hater, mas invista nos seus fãs, nas pessoas que gostam do seu trabalho, que se conectam com sua mensagem. FONTE:

Por: Copyright© 2019 @Kbym

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