“O QUE É UM HATER?
O QUE FAZ? ONDE VIVE? COMO SE REPRODUZ?"
Hater é um
termo usado na internet para definir pessoas que postam comentários de ódio ou
crítica sem muito critério, ou, pessoa que desagrada de alguém ou algo
específico. Fontes indicam que a palavra foi usada pela primeira vez na
cultura pop por Will Smith na música “Gettin ‘ Jiggy wit It” , de
1997, que faz referência aos “haters” e implica que essas pessoas sejam
motivadas por inveja.
Em tradução
livre, o termo hater significa odiador.
Sábado de
manhã geralmente é o dia da semana em que eu confiro os comentários em posts do
meu blog. Vez ou outra eu me deparo com um comentário negativo de algum hater.
Quando comecei no marketing
digital, fui influenciado a apagar esse tipo de mensagem, mas de
uns tempos para cá, decidi deixá-los visíveis.
A intenção é
trabalhar com transparência. Eu só apago mesmo quando são muito ofensivos e
contêm palavras de baixo calão, para não gerar desconforto em outras pessoas.
Mas se é somente uma crítica, não vejo problemas em deixar, até porque sou
muito confiante sobre o que promovo.
Tento
responder de forma diplomática, sempre com uma pitada ácida, claro. Geralmente
dou uma “quebrada” no cara e o diálogo vai se tornando menos tenso. Quando não
funciona, e ele insiste em “me bater”, aí sim eu respondo a altura e mando ir
visitar algum lugar obscuro. Afinal, paciência tem limite.
Costumo
brincar dizendo que deveríamos “ter inveja” das pessoas que só vivem para
colocar comentários negativos nos posts dos outros. Elas devem ter muito tempo
livre, seus produtos devem estar vendendo muito no piloto automático e suas
contas bancárias devem estar abarrotadas de dólares. Só que não.
Alguns tipos de haters:
#1. Críticos de construções que não constroem nada. Exemplo: o
cara que não tem negócio, mas que está sempre apontando os erros de quem tem.
Estão por toda parte.
#2. Críticos de conteúdo que não produzem conteúdo. Exemplo:
gente que não publica nada, mas que está sempre refutando o que os outros
publicam. Encontramos estes facilmente em comentários de blog e em posts no
Facebook.
#3. Odiadores de ideias. Indivíduos que na maioria das vezes não
têm audiência e vivem para desconstruir os pensamentos alheios. Não entendem
que, em muitos casos, as pessoas estão apenas espalhando suas ideias, e que nem
tudo que se posta é pessoal.
#4. Anti-gurus. Também não gosto de “guruzisse”, mas
convenhamos que os gurus geralmente estão comprometidos em levar suas mensagens
adiante. Podemos fazer denúncias e combater bizarrices, mas temos que nos
comprometer principalmente a fazer um trabalho melhor (ou ao menos diferente).
Esses tipos
partem do mesmo princípio que eu cito no vídeo abaixo:
A crítica
pela crítica.
Quem tem
opinião forte e gosta de expô-la, precisa mostrar o que pensa principalmente
com trabalho. A ideia é não ser mais um frustrado que não fez nada de valor
porque apenas gastou tempo observando os erros no trabalho dos outros.
Não seja um
hater, dedique-se a fazer algo relevante, construa. Não perca tempo com um
hater, mas invista nos seus fãs, nas pessoas que gostam do seu trabalho, que se
conectam com sua mensagem. FONTE:
Por: Copyright© 2019 @Kbym
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