sexta-feira, 31 de maio de 2019

ÁGUA NA NATUREZA: TIPOS DE RIOS:


CONHEÇA OS TIPOS DE RIOS

Rio Yangtzé, na China. Perene, de planalto e de águas claras
Rio Yangtzé, na China. Perene, de planalto e de águas claras

Os tipos de rios são definidos a partir de diferentes classificações, das quais se destacam: o escoamento, o relevo e a composição das águas.

Os rios são costumeiramente definidos como cursos d'água ou redes de drenagem compostos por correntes de água doce formadas a partir da obtenção de recursos hídricos das chuvas, do derretimento da neve ou, principalmente, das nascentes onde a água brota do subsolo. Geralmente, um rio é abastecido por uma bacia hidrográfica, ou seja, a área geográfica que capta toda a água da superfície ou do subsolo e direciona-a para um leito principal e seus afluentes.

Com o objetivo de compreender melhor a dinâmica de funcionamento e evolução dos cursos d'águas em áreas continentais, foi elaborada a classificação dos rios, designando-os aos mais diferentes tipos. Desse modo, assim como ocorre em qualquer outra tipologia, a definição dos tipos de rios depende do critério utilizado para classificá-los.

Tipos de rios quanto à forma de escoamento da água

Rios intermitentes ou temporários – são aqueles que correm em apenas um período do ano, ou seja, secam nas épocas de estiagem. Existem casos em que essa dinâmica é natural, sobretudo em regiões de grande variação climática anual. Todavia, há outros casos em que a manifestação desse tipo de rio é fruto da ação humana. Vale lembrar que os rios que congelam durante uma parte do ano e, por isso, deixam de apresentar os movimentos de suas águas também são classificados como intermitentes.

Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia. Esses rios são alimentados por uma fonte contínua que faz com que o nível de suas águas nunca fique abaixo da superfície terrestre.

Rios efêmeros – são aqueles que se manifestam apenas em ocasiões de grandes chuvas, sendo do tipo pouco comum e de previsão pouco efetiva. Em alguns casos, eles levam décadas para manifestar-se e podem acarretar enchentes, principalmente quando há ocupação humana das áreas de ocorrência desses rios em seu período de seca.

Tipos de rios quanto à forma de relevo

Quanto à forma de relevo, existem dois tipos de rios: os de planalto e os de planície.

Rios de planalto – são rios que costumam apresentar-se em áreas de relevo mais acentuado, possuindo um fluxo mais forte em razão dos muitos acidentes geográficos ao longo de seu percurso. Por apresentarem uma grande diferença de nível altimétrico entre sua nascente e a sua foz, esses rios são considerados ideais para a geração de eletricidade, porém pouco recomendados para a navegação na maior parte de suas áreas.

Rios de planície – são rios que apresentam um curso mais regular, haja vista o relevo menos acentuado. Por isso, o fluxo de suas áreas não é rápido e a instalação de hidroelétricas, embora seja possível, é pouco recomendada, pois demanda a construção de barragens muito grandes para um baixo aproveitamento energético, o que gera duros impactos ambientais. Os rios de planície mais antigos costumam apresentar canais cheios de meandros, ou seja, com “curvas” muito frequentes e acentuadas, a exemplo do Rio Amazonas.

Tipos de rios quanto à água

Em relação à composição da água – geralmente observada pela sua coloração –, há três principais tipos de rios.

Rios de águas claras – são o tipo considerado mais “puro” e com um maior potencial turístico. São também chamados de “rios azuis” e possuem pouca quantidade de sedimentos e outros sólidos em suspensão.

Rios de águas brancas – são aqueles que apresentam uma grande quantidade de sedimentos, estes oriundos de rochas como o calcário, além de apresentar minerais, como o magnésio, em abundância, o que confere um tom natural esbranquiçado às suas águas.

Rios de águas pretas – tendo como exemplo mais comum o Rio Negro, na região amazônica, são rios que apresentam sedimentos mais antigos ou pigmentações oriundas de reações químicas e influência da vegetação. São rios de águas um pouco mais ácidas e com uma maior presença de material orgânico. FONTE:

Por: Copyright© 2019 @Kbym

Nenhum comentário: