quinta-feira, 30 de junho de 2022

MANOEL MACHADO: UM POUCO DE HISTÓRIA

MANOEL MACHADO, "PADRIM DOS POBRES", VOLTA AO CENÁRIO POLÍTICO DO ACRE COMO PRÉ CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL 

Fotos Rede Social M.M

Manoel Machado é um antigo conhecido da política acriana. O homem já passou até pelo palácio de governo do Acre. Em sua página oficial na rede social há mais de dois mil e trezentos amigos.

Manoel Machado confirma sua pré-candidatura à Deputado Estadual. “O Padrim dos Pobres” como é conhecido, seu lema é pretender retornar com muita humildade, fé e esperança pelo bem dos menos favorecidos e dos mais necessitados.

Seu apelido é muito comum aos tarauacaenses: “Teta”. Em Tarauacá residiu boa parte de sua vida no Bairro da Praia (Rua Manoel Lourenço). Sua família tinha em seus documentos, muitos títulos de terras neste bairro. Sempre foi um cara humilde por natureza. Foi deputado eleito muitas vezes representando o Acre.


Em agenda institucional com Presidente José Sarney, Presidente Alan Garcia do Perú, e Deputado Ariosto Pires Miguéis, Manoel Machado, como Governador em exercício. Recepção no Aeroporto internacional de Rio Branco Acre no ano de 1987.

Em 1979, Manoel Machado da Rocha. era vereador em Tarauacá, ,mas se fastou para concorrer a uma vaga como deputado estadual. Assumiu me seu lugar Pedro Abreu de Souza. Desta vez, seu partido é o Solidariedade.


Conheço muitas histórias de funcionários que hoje, já são aposentados por emprego doado por ele. No início era assim, por indicação de um padrinho político, não havia concurso público.

Lembro-me quando criança que íamos ao novenário de São Francisco, e sempre que acabavam as missas, vinham os homens bem arrumados para o palco principal do leilão que ficava ornamentando o evento maior. De lá, ficavam arrematando as prendas e doando aos amigos e moradores de seringais. Assim faziam Manoel Machado, Nabor Jr e tantos outros.

É um homem já vivido e cheio de experiências na vida e de vida. Pode-se dizer que tem muita bagagem na carreira. Ele era também conhecido como “pentacampeão” e comparado à seleção brasileira de futebol, por ser eleito cinco mandados como deputado estadual do Acre.



Manoel Machado Ex Deputado Estadual que ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) em cinco legislaturas e presidiu a casa. Foi governador em exercício, tendo agenda até com outros governadores de vizinhos do Acre.

Segundo Moisés Diniz, o Padrim dos Pobres” foi um político que muito auxiliou antigos funcionários de Tarauacá e região. “Chegou a fretar muitos voos de pequenos aviões para trazer professores aos congressos do Sinteac em Rio Branco, e também levar muito material esportivo para Tarauacá, pois nesta época não existia BR 364”. Postou Moisés Diniz


ÉPOCA DA ALEGRIA NA POLÍTICA

A alegria da política entre os anos 1970 e 1990 no Acre, marcada por disputas eleitorais inesquecíveis e em figuras icônicas como a do ex-deputado Manoel Machado, provavelmente não se repetirá. Os tempos mudaram. Vivemos em um período onde adversários viraram inimigos viscerais e, ao invés de festa, ‘es temprano para lá guerra’, como diria o estafeta do coronel Plácido de Castro ao intendente boliviano em Xapuri, Dom Juan de Díos Barriento, naquele 6 de agosto de 1903, pontapé da guerra com a Bolívia. Nessa ‘guerra’ entre políticos, o velho ‘Teta’ diz que está fora. “Queria que a política voltasse a ser alegre outra vez”, diz ele pelo telefone. (AcreNews)




Por: Copyright© 2022 @Kbym

Nenhum comentário: