quinta-feira, 26 de agosto de 2021

FUND. ELIAS MANSOU EM TARAUACÁ: OFICINAS

GESTORES PARTICIPAM DE OFICINAS DE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL EM TARAUACÁ

-DPHC-


O governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), deu início, na segunda, 23, no auditório do SINTEAC, em Tarauacá, ao projeto de Articulação Institucional para Reconhecimento, Fortalecimento e Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural do Acre, coordenado pela Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação (DPHC/FEM).



Os gestores do município de Tarauacá participaram de várias oficinas ministradas pela equipe do projeto e puderam discutir a respeito dos bens materiais históricos e culturais da localidade, e sobre o papel da gestão e da sociedade na valorização e proteção dos bens. O evento foi realizado em dois dias, um para realização das oficinas, visitas aos bens culturais identificados pela própria equipe gestora do município e outro para ações práticas propostas.

Mais de 20 gestores, servidores do núcleo local da FEM, membros do Conselho de Cultura, participaram do projeto e foram capacitados pela oficina que teve carga de 16 horas com entrega de certificados após a formação.

A secretária de cultura, desporto e turismo Tarauacá, Geânia Souza, com toda sua equipe participando da formação, destacou a importância do projeto para os gestores municipais e enalteceu o trabalho do Estado na política de fortalecimento e valorização do patrimônio histórico e cultural de Tarauacá.

Quero agradecer à equipe da FEM por este momento de troca de conhecimentos entre os governos municipal  e Estadual. É muito importante o objetivo deste projeto para os gestores, ainda mais do interior, onde somos sempre necessitados deste apoio. É um momento para construir um novo tempo voltado para fortalecer, valorizar e proteger nossos bens materiais, históricos e culturais de todo o Acre”, destacou Geânia Souza.

A coordenadora do projeto, Elane Cristine Almeida, enfatizou a relevância das atividades. “É de suma importância que os gestores possam compreender o espírito deste projeto, sua importância para o fortalecimento e valorização do patrimônio histórico e cultural do Acre, gerando em toda a sociedade o sentimento de pertencimento com os bens culturais e históricos”, disse.

A memória de um lugar é um dos alicerces que dá sentido à vida. Com o resgate Histórico de Tarauacá não é diferente. Preservar a memória de nossa população é manter a nossa cidade viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras. É necessária a criação do Museu Histórico de Tarauacá.

Vários locais históricos de Tarauacá foram visitados, dentre eles: Teatro José Potygyuara que passará por reformas, Igreja Matriz de São José, Aldeia do Caucho, Casa de Altevir Leal, Mercado Municipal Domingo do Rêgo Leite, Máquina do jornal A Reforma na Praça central, Escola João Ribeiro e outros. 

O encerramento foi destaque com apresentação do grupo de dança "Wandalupp"de Thaís Freire, participante da oficina da Fundação Elias Mansour em Tarauacá. 




Por: Copyright© 2021 @Kbym

Nenhum comentário: