quarta-feira, 6 de novembro de 2019

TARAUACÁ E SUA HISTÓRIA:


O PASSADO É UMA PARADA

TARAUACÁ - ANO 1972 - JOSMAN NERI


"Nasci no ano de 1972 em Tarauacá...As fotos abaixo são do mesmo ano...Tarauacá já estava com 59 anos quando nasci... A cidade sendo urbanizada e eu aprendendo os primeiros passos". (Josman Neri)

O município de Tarauacá originou-se do Seringal Foz do Muru, que foi criado na confluência do Rio Tarauacá com o Rio Muru, transformando-se em povoado com o passar do tempo. Fundado em 1º de outubro de 1907, por Antônio Antunes de Alencar, o povoado foi transformado em vila e batizado de 'Seabra'. Obteve sua autonomia através do Decreto Federal 9 831, de 23 de outubro de 1912, tornando-se, então, município. Em virtude da emigração dos nordestinos a partir do ano de 1877, intensificou-se a exploração das terras do município. Em 1889 um grupo de imigrantes chega a confluência do rio Murú com o Tarauacá, fundando aí o seringal Foz do Murú, que em breve cresceu de importância uma vez que era aí o ponto de partida para as explorações dos altos rios.


O marco inicial, porém, da verdadeira história do desbravamento desta região, a se ter notícia positiva, data do ano de 1890, quando fundaram um porto na confluência dos rios citados, denominando-o Foz do Murú ponto de partida para novas explorações. Com a celebração do Tratado de Petrópolis, em 1903, as terras do município passam a integrar o território nacional. Em 1904, com a primeira divisão territorial administrativa dada ao Acre, Tarauacá passa a figurar no Departamento do Alto Juruá. A 01 de janeiro de 1907, Foz do Murú é elevada à categoria de Vila, com o nome SEABRA em homenagem ao então ministro da Justiça, Dr. José Joaquim Seabra.

Em 1912, foi desmembrado do Departamento do Juruá, passando a constituir o Departamento de Tarauacá, criado que fora pelo Decreto nº 9831 e instalado a 19 de abril, sendo seu 1º Prefeito Cel. Antônio Antunes de Alencar. Ainda pelo mesmo Decreto em 23 de outubro de 1912, foi criado o município com o mesmo nome do departamento, este instalado em 24 de abril de 1913, data em que Vila Seabra foi elevada à categoria de cidade. FONTE:


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: céu, árvore, atividades ao ar livre e texto

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, árvore, nuvem e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: casa, céu, nuvem e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: casa, céu, planta, árvore e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, céu e atividades ao ar livre

Nenhuma descrição de foto disponível.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, atividades ao ar livre e natureza

Acervo: Ten. Cel. Jaime Ribeiro



Por: Copyright© 2019 @Kbym

Nenhum comentário: