sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

MINISTRO DA INTEGRAÇÃO CHEGA AO ACRE:

MINISTRO DA INTEGRAÇÃO VISTORIA ÁREAS ATINGIDAS POR CHEIA

 HISTÓRICA NO ACRE
O MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL HELDER BARBALHO

Ministro chegou à cidade de Cruzeiro do Sul na manhã desta sexta-feira (3) (Foto: Anny Barbosa/G1)
Ministro chegou à cidade de Cruzeiro do Sul na manhã desta sexta-feira (3) (Foto: Anny Barbosa/G1)

Ministro vai sobrevoar cidades atingidas pela maior cheia do Rio Juruá  (Foto: Anny Barbosa/G1)
Ministro vai sobrevoar cidades atingidas pela maior cheia do Rio Juruá (Foto: Anny Barbosa/G1)


O Rio Juruá, no interior do Acre, registra a maior enchente dos últimos 22 anos na região. Nesta sexta-feira (3), o manancial registrou 14,22 metros e já afeta 3.552 pessoas. Segundo o Corpo de Bombeiros, estão desabrigadas 97 famílias e 707 estão desalojadas, ou seja, em casa de parentes ou amigos.

Nas últimas 24 horas, o nível do rio teve uma redução de 2 centímetros e a previsão, conforme o capitão do Corpo de Bombeiros Rômulo Barros, é que as águas continuem baixando.

"Essa água está descendo mais lentamente em virtude do Rio Moa, que continua subindo e isso tem dificultado a vazante, mas a expectativa é que ele continue descendo durante todo o dia e esperamos que nos próximos dias ele volte à sua média normal do período em que vivemos", diz.

Para vistoriar a situação, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o secretário de Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, cumprem agenda no interior do Acre nesta sexta. Senadores e deputados federais também compõem a comitiva, que percorre de helicóptero as regiões afetadas pelas águas.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec reconheceu o estado de situação de emergência em portaria publicada nesta sexta no Diário Oficial da União (DOU). O decreto foi assinado pelo prefeito Ilderlei Cordeiro (PMDB-AC) no último dia 30, visando conseguir apoio do governo federal no atendimento às famílias.

Antes do sobrevôo pela cidade, a comitiva também visitou as famílias atingidas pela enchente. O grupo pousou no Teatro dos Náuas e a primeira visita ocorreu no Ginásio Jader Machado, que funciona como abrigo. Em seguida, seguiu para o abrigo Alailton Negreiros.

Barbalho afirmou que, com o reconhecimento da situação de emergência, o governo federal disponibilizou um montante de quase R$ 4 milhões para ações emergenciais, com cestas básicas, kits de higiene e colchonetes. "São recursos para este momento de sofrimento para minimizar as dificuldades e trazer tranquilidade às famílias", falou.

O ministro acrescentou que mais verba deve ser liberada para ajudar no atendimento das áreas atingidas. Além disso, salientou que as outras cidades acreanas, que também enfrentam enchentes - Rodrigues Alves e Tarauacá - também devem passar por homologação dos decretos de emergência.

"Passaremos, de agora em diante, a garantir a recuperação da cidade. A prefeitura deve apresentar nas próximas semanas um plano de trabalho para recompor as áreas atingidas para, consequentemente, podermos liberar esses recursos para que Cruzeiro do Sul possa ter restabelecida sua condição urbana", ressaltou.

Tarauacá foi a primeira cidade acreana a decretar a situação de emergência ainda na terça-feira (31), devido às cheias dos rios Tarauacá e Muru. O documento, assinado pela prefeita Marilete Vitorino (PSD-AC), foi publicado na quarta (1°) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Ministro e comitiva em Tarauacá: Foto: (Assessoria Comunicação de Tarauacá)

O Rio Tarauacá, que banha a cidade, continua acima da cota de transbordo (9,50 metros), de acordo os bombeiros. Na manhã desta sexta, a medição apontou que as águas estão em 9,65 metros. O rio Muru não é monitorado.

Fonte: g1.globo.com/ac

Nenhum comentário: