quarta-feira, 19 de outubro de 2016

S.O.S RIO BRANCO!!!

 21 EXECUÇÕES EM 30 DIAS

“Salve-se quem puder!!!”

Viatura do Samu foi acionada após princípio de motim em presídio de Rio Branco (Foto: Iryá Rodrigues/G1)
Princípio de motim foi confirmado na manhã desta quarta-feira (19) em presídio (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Pelo menos 21 pessoas foram executadas a tiros em Rio Branco nos últimos 30 dias, de acordo com levantamento feito pelo G1 baseado em reportagens publicadas de 18 de setembro até a última terça-feira (18). Intensificada esta semana, a onda de homicídios tem ligação com brigas de facções criminosas, segundo o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.

Os crimes seguem as mesmas características, normalmente, com disparos à curta distância. Farias falou que a situação de rivalidade entre as facções ocorre por disputa de território. Um plano para conter a situação é executado há mais ou menos um ano. Somente nas últimas 72 horas, segundo as publicações, sete pessoas foram assassinadas apenas na capital acreana.

A reportagem tem solicitado há quase dois meses dados oficiais sobre homicídios no estado acreano à Secretaria de Segurança Pública (Sesp-AC), à Polícia Civil e Militar, mas até esta publicação não obteve resposta.

Apenas no último domingo (16), três jovens foram mortos. Aquendes Farias de Andrade, de 23 anos, morreu enquanto caminhava no bairro Waldemar Maciel. O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) informou que ele foi abordado por um veículo, recebeu vários disparos, tentou fugir, mas morreu no local.
No mesmo dia, Alex Bruno da Silva, de 23 anos, foi morto no bairro Boa Vista, no Segundo Distrito da capital. A mãe dele contou que o filho recebeu uma ligação e, ao sair de casa, foi alvo de tiros, principalmente na região do rosto. Ela disse ainda que dois homens estavam a pé e chegaram atirando.

Ainda no último domingo, Rômulo Ramon Martins Machado, de 26 anos, morreu no bairro Nova Estação. A esposa do jovem afirmou que ele foi atingido por pelo menos cinco tiros depois de ser chamado na janela de casa. Os responsáveis pelos disparos seriam dois homens que chegaram em um carro.

Na segunda-feira (17), José Boaventura Moreira, de 24 anos, levou quatro tiros na Estrada do Panorama, no bairro São Francisco. Ele foi encontrado com uma blusa enrolada na cabeça e as mãos amarradas para trás. A Polícia Militar (PM-AC) afirmou que, depois dos tiros, um carro e uma motocicleta saíram do local. Ninguém foi preso.
O auxiliar de pedreiro Aquiles Silva de Lima, de 18 anos, também foi morto no mesmo dia noquintal de casa na Rua São Domingos, no bairro Belo Jardim. A família falou que ele estava sentado na porta de casa com o filho de um mês, quando dois homens armados entraram e efetuaram os disparos.

Na terça (18), Denise Galvez, de 40 anos, foi alvejada com cinco tiros e morreu na rua Padre Cícero, no bairro Conquista. Testemunhas disseram à PM-AC que a mulher estava em uma motocicleta com o namorado. Eles teriam discutido e ela ficou no local, enquanto ele saiu para buscar a filha. Porém, quando retornou, Denise estava morta.

Ainda na terça, o preso do regime semiaberto Marcio Costa Martim, de 36 anos, foi morto nas proximidades do Residencial Santa Cruz. Ele retornava à Unidade Prisional 4 (UP4), conhecida como "Papudinha", quando seis pessoas atiraram pelo menos 15 vezes. Martim estava armado e revidou, segundo o Ciosp, mas morreu.

Entenda o caso

Ainda na terça, presos da UP4 sofreram uma emboscada na entrada da unidade. Quatro detentos ficaram feridos e todos foram encaminhados ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Não foram registradas mortes.
A Sesp-AC chegou a montar um gabinete de crise no local e destacou agente do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A situação foi controlada após a entrada de agentes do Bope.

O governo do estado anunciou, nesta quarta (19), que o Exército vai reforçar a segurança nas áreas de fronteira do estado.

Durante uma reunião, realizada nesta quarta (19), entre a juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, o secretário de Segurança Pública do Acre, Emylson Farias, o secretário de Polícia Civil, Carlos Portela, e representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública ficou definido que os 380 detentos da UP4 só vão retornar à unidade prisional na sexta-feira (21).

Ainda nesta quarta, o presídio Francisco d'Oliveira Conde (FOC), também em Rio Branco,registrou um princípio de motim no pavilhão I, conhecido como "Chapão", onde ficam os sentenciados. De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC) nenhum preso ficou ferido.

O Iapen-AC divulgou que um grupo de presos começou a bater nas grades e a gritar, mas garantiu que a situação foi contida a tempo. A PM e Bope foram acionados. Um helicóptero sobrevoou o complexo.

Por: G1/Acre

Nenhum comentário: