terça-feira, 30 de agosto de 2016

VIOLÊNCIA SEXUAL FAMILIAR EM TK:

A VIOLÊNCIA SEXUAL DENTRO DA FAMÍLIA

MENINA DE 09 ANOS É VIOLENTADA PELO PRÓPRIO IRMÃO

Resultado de imagem para menina violentada
(Imagem meramente Ilustrativa)

Há vários dias estou pensando em como abordar esse assunto neste blog e relatar este terrível caso de violência acontecido em um dos seringais do Rio Murú em Tarauacá. Trata-se de um caso envolvendo uma família e os constantes abusos sofridos por uma criança de 09 anos e outra de 14 anos pelos próprios irmãos. 

VÍTIMA: A vítima Maria (nome fictício), contou tudo sobre o abuso sexual para a professora da escola onde estuda. Os irmãos ( 16 e 22 anos) encontram-se na zona rural do município e podem ser presos nos próximos dias.

FATO: Segundo informações da professora da localidade,  tudo teria começado ao atender o pedido de "Maria" que relatava sentir dores, devido uma furada de espinho em um de seus pés. A professora já havia detectado em suas aulas que Maria estava triste, falava pouco e aparentava sentir incômodos pelo seu corpo. Uma outra observação da professora foi notar que a 'Maria' tinha dificuldade de caminhar corretamente.


Conforme informações registradas na Delegacia de Tarauacá e Conselho Tutelar, a vítima de 09 anos contou tudo sobre o abuso sexual para a Psicóloga da Secretaria de Promoção Social de Tarauacá e a professora da escola onde estuda. Uma outra garota de 14 anos, também teria sido violentada pelo irmão de 21 anos, conta parentes próximos da menina. Segundo informações da professora, a pequena “Maria” teria relatado os fatos para sua mãe que após ouvir a menina, teria dito que ela parasse de inventar histórias que iria apanhar por inventar "conversas".

A professora acionou o Conselho Tutelar e a Polícia Civil. O suspeito já teria ameaçado de estupro também a professora da localidade. Diante dos fatos, visitei a pequena “Maria” que sonhara em ganhar uma boneca grande e um par de sandálias. Já providenciado os presentes à ela. Um caso triste acontecido dentro do âmbito familiar.
O abuso sexual afeta o desenvolvimento de crianças e adolescente de diferentes formas. Assim, além de saber identificar os sinais de abuso sexual é importante estar atento aos indicadores na conduta de pais e responsáveis. Reunimos aqui alguns destes indicadores:

  • Famílias onde ocorre abuso sexual tendem a ser quietas, relacionam-se pouco. De modo geral, pais são autoritários e as mães, submissas.
  • O autor do abuso tende a ser extremamente protetor,  zeloso da criança ou do adolescente, ou possessivo, negando-lhe contatos sociais normais.
  • O abusador pode ser sedutor, insinuante, especialmente com crianças e/ou adolescentes.
  • O autor do abuso crê que o contato sexual é uma forma de amor familiar.
  • O autor do abuso pode acusar a criança de promiscuidade ou sedução sexual ou ainda acreditar que ela tem atividade sexual fora de casa.
  • O abusador pode contar histórias, referindo-se a outro autor da agressão a fim de proteger um membro da família.
  • É freqüente o autor da agressão ter sofrido esse tipo de abuso na infância (físico, sexual, emocional).
  • Membros da família podem fazer uso de substâncias como álcool e outras drogas lícitas ou ilícitas.
Por: Copyright© 2016 @Kbym

Nenhum comentário: