quinta-feira, 16 de junho de 2016

TOCHA OLÍMPICA NO ACRE:

LANÇADA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DA PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA POR RIO BRANCO



Apresentações indígenas, de diversas modalidades esportivas, cultura afro, balé, performances teatrais, quadrilhas juninas, shows com artistas locais, rodas de capoeira, fanfarras escolares, o Forró do Senadinho e os grupos do Programa Saúde em Movimento são parte da programação artística e cultural que marcará a passagem da Tocha Olímpica por Rio Branco. A programação oficial foi lançada pelo prefeito Marcus Alexandre, nesta quarta-feira, 15, no Calçadão da Benjamin Constant, onde a prefeitura montou uma tenda decorada com o tema das Olimpíadas e a réplica da Tocha para que as pessoas façam fotografias.
A programação será desenvolvida no dia 21 de junho, próxima terça-feira, quando a Tocha Olímpica, conduzida por 120 pessoas, percorrerá 24 quilômetros, passando por vários pontos de Rio Branco. O revezamento da chama olímpica inicia no Parque do Tucumã e em seguida, haverá oito pontos de celebração, por onde a tocha vai passar: Praça da Vila Betel, Praça da SEMSUR, Skate Park, Praça da Revolução, Palácio Rio Branco, Mercado Velho, Praça da Juventude no Cidade Nova e Gameleira.
Alunos, professores e funcionários de escolas públicas e particulares que ficam ao longo do percurso por onde a Tocha Olímpica vai passar, também vão fazer parte da programação com diversas manifestações.
No lançamento da programação, no Calçadão, as pessoas já puderam conhecer parte dos condutores que estarão no Revezamento da Tocha, como atletas, esportistas, seringueiros, professores, indígenas, ativistas dos movimentos sociais e trabalhadores em geral. O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Afrânio Moura, explica que os nomes elencados pela prefeitura, para a condução da tocha, “são legítimos representantes de nossa cidade e de nossa história”. 
Alana Manchinery, estudante do curso de Biologia da UFAC, diz que está orgulhosa por representar a diversidade étnica do Acre. “Vou representar os indígenas com orgulho e mostrar a todos a beleza e riqueza de nosso povo”. O atleta paralímpico Edivânio Silva, contou da sua emoção ao ser indicado pela prefeitura para ser um dos condutores da chama olímpica. “Espero corresponder à altura essa grande glória”. Já o jogador de futebol, Rei Arthur diz que “será um dia para ficar na memória para sempre”.    
O prefeito Marcus Alexandre fez um chamamento para que todos participem desse momento. “A tocha vai ficar aqui em Rio Branco o dia inteiro e nós temos que fazer desse evento uma grande festa. Essa chama vem lá da Grécia e chega até nós na Amazônia. As Olímpiadas representam a união dos povos e é isso que esperamos nesse momento, que todos se unam e participem desse momento, que está sendo planejado com muito carinho”, lembrou ele.
Além do público em geral, participaram do evento de lançamento da programação artística e cultural da passagem da Tocha Olímpica pela nossa cidade, as secretárias Estaduais de Esportes, Shirley Santos, do Turismo, Raquel Moreira, e a diretora da Fundação Estadual de Cultura (FEM), Karla Martins, e as vereadores Rose Costa e Roselane Esportes, e os vereadores Ismael Muniz e Fernando Martins. 
 Fonte: http://www.oriobranco.net/

Nenhum comentário: