sexta-feira, 22 de abril de 2016

TARAUACÁ:103 ANOS

SELEÇÃO DE FUTEBOL MASTER DE TARAUACÁ


Foto: Acervo pessoal 1997



Agachados: -Gildo Yawanawá-Albecir-Antonio Alves-Robertinho -Valmar (pai do Cibiruca)

Em pé: Chico Antonio-Cangaty-Pedro Abreu-Bastos-Till-Pacão-Central-Vaguinho-Vei do Daniel (Antonio Paiva)

 Este município de Tarauacá foi desbravado pelos nordestinos. Destacando-se entre eles Antonio Marques de Albuquerque, Antonio Patriolino de Albuquerque, Joaquim Gonçalves de Freitas, Severino de Freitas Ramos e outros importantes desbravadores de nossa região. O município foi inaugurado em 24 de abril de 1913, pelo então Dr.Sansão Gomes de Souza.

A organização oficial desportiva em nosso município oficialmente, se deu em 16 de agosto de 1925 com a fundação da “Sociedade Esportiva Dramática Tarauacaense”, por iniciativa dos sócios José da Cruz de Sá, Bento Marques de Albuquerque, Antonio Murú Ramos de Menezes e Manoel Honorato de Souza. Estes proporcionaram momentos de satisfação e entretenimento à nossa sociedade tarauacaense. Neste período existiam em Tarauacá: 24 escolas de primeiro grau ( 7 na zona urbana e 17 na zona rural). Possuía o município 4 bibliotecas, sendo uma municipal, uma paroquial e duas escolares. Havia ainda um teatro e duas praças de esportes e um estádio localizado no terreno onde fica o SINTEAC de Tarauacá. O estádio Municipal Marechal Rondon que foi construído na administração de Ênnio Aires Ferreira

A prática desportiva sempre foi fundamental ao desenvolvimento das faculdades físicas e intelectuais do individuo. O município de Tarauacá possui ter quadras de esportes, localizadas no bairro de Copacabana, uma no bairro da Praia e outra no corcovado, onde com dificuldades são praticadas algumas modalidades físicas. Temos também um estádio de futebol, localizado à rua Epaminondas Jácome que foi inaugurado no governo de Nabor Teles da Rocha Júnior. Por isso o mesmo recebeu o nome de “Naborzão”, em homenagem ao então governador do Acre. O ginásio Poliesportivo, localizado à ruía Epaminondas Jacome, foi inaugurado em março de 1991 no governo Edson Simões Cadaxo. O mesmo recebeu o nome de Ruynet Lima de Matos.

O esporte na zona rural começou a se organizar com a fundação da LIFA (Liga Intercolonial de Futebol Amador). Tiveram como principais coordenadores Luiz Meleiro de Souza, Flávio Pereira dos Santos e Ademir Gomes Carneiro. Os campeonatos promovidos por essa entidade sempre eram festivos e alegres, mas com a construção do estádio de futebol de Tarauacá, os campeonatos rurais da zona rural passaram a ser a segunda divisão do esporte local.

No passado os campeonatos de futsal eram praticado na quadra do Astral (Quadra que ficava atrás da Escola João Ribeiro). Com o desenvolvimento do esporte foi necessário maior organização e passaram a ser criarem organizações e ligas, tanto de futebol de campo como de futsal. A LTD (Liga Tarauacaense de Futebol) e LTF (Liga Tarauacaense de Futsal). São as maiores organizações do município. Muitas equipes se tornaram tradicionais e respeitadas no meio desportivo: Tarauacá, Cruzeiro, Praia Atlético Clube, Verona Juruá e Londrina são as mais tradicionais.

Muitos jogadores se tornaram importantes e respeitados pelo que fizeram pelo esporte em Tarauacá: Lindomar Araújo, Robério Saraiva, Cleudo Rocha, Edmar Rodrigues, Zé do Jaço, Lindomar Pires, Mezer, Árife, Chaga Milton, e tanto outros.

Por: Copyright© 2016 @Kbym

Nenhum comentário: