domingo, 13 de março de 2016

RICARDO LIMA DA SILVA

PRÉ CANDIDATO A VEREADOR DE TARAUACÁ

-JOSÉ RICARDO LIMA DA SILVA-


BIOGRAFIA Sou José Ricardo Lima da Silva (Ricardo Lima), tenho 34 anos, nascido no dia 28 de Abril de 1981, Servidor Publico Municipal, formado em Técnico em Secretaria Escolar pelo Instituto Dom Moacir, educando do curso de Administração Publica pela UFAN, Universidade Federal do Amazonas, atualmente exerço a função de Coordenador Administrativo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental, Eduardo dos Santos Morais, casado com Maria Jessilda de Oliveira Silva, pai de três filhos, Raab Oliveira Silva de 10 anos, Vitor Raone de Oliveira Silva de 07 anos e Mauricio Ricardo de Oliveira Silva de 11 meses. Rob: Fazer movimentos sociais. Sonho: Uma sociedade mais justa e igualitária. Desejo: Dar voz aos que falam com o olhar. Planos pro futuro: Mostrar pra sociedade que ela é capaz de mudar o rumo do seu destino. Filho de seringueiro, nascido na colocação Feira, localizada no então, hoje, projeto Taquari, localizado as margens direita da RR 364 sentido Tarauacá-Cruzeiro do Sul, na época, conhecido por todos como, colocação botim onde permaneceu até aos 07 anos de idade. Em busca de novos horizontes, seus pais, senhor Mauricio Lopes da Silva e dona Maria Alves de Lima, decidiram por migrarem para a cidade de Tarauacá onde sonhavam com novos dias que viverão sem demora. Em 1989, morando e trabalhando como diarista na Fazenda Boa Esperança de propriedade do senhor Guilherme 'Mixico', seu pai continuava perseguindo dias melhores. 

Em Setembro do mesmo ano tive a oportunidade de ter o primeiro contato com a escola, ou seja, fui matriculado pela primeira vez na Escola Coronel Pinheiro Cavalcante localizada as margens direita do baixo rio Tarauacá, estirão da Paraíba, estudei de Setembro a Dezembro, fiz o saudoso exame de leitura com sucesso em seguida as provas, sendo aprovado para a 2ª séria do ano seguinte e por consequências a 3ª e 4ª série. Na época, o ensino rural só oferecia até a 4ª série, o que mim fez parar de estudar por setes longos anos. Sonhando em estudar, fui trabalhar agora na roça com meu pai como colonheiro da época, hoje, agricultor. Passado uns cinco anos, larguei a família, fui pra cidade para ingressar na 5ª serie. Passado mais ou menos dois meses tive que abandonar a escola pois foi mim exigido a farda e minha família não tinha como mim oferecer pois meu pai para tirar o sustento da família, ou seja, o básico do básico, tinha que fazer carvão e transportar da comunidade do socó até a cidade, onde o motor éramos eu e ele, com remo e varejão. Retornado ao meio rural, trabalhando pesado aquela situação mim trouxe uma revolta, mas uma revolta positiva, no interior do meu, eu, sempre sabia que iríamos atravessar aquela fase. Vivendo agora os anos 2000, surge então o Telecurso 2000, esse foi destinado exclusivamente a pessoas como eu, filho de agricultor sem oportunidade de estudo, estudei por três meses semi internado, consegui concluir o Ensino Fundamental, surge então a primeira conquista. Em 2002, iniciei o Ensino Médio na ultima turma de Magistério e mais uma vez a falta de financias tornou se uma barreira no meu caminho, tive que desistir no 2º ano. Mas uma vez voltei as origens, o velho roçado! Só em 2003, abre se a primeira porta pra mim, prestei concurso para merendeiro da Zona Rural pela Prefeitura Municipal de Tarauacá e fui aprovado. Agora como funcionário, percebi que nada e muito menos ninguém, poderia mim deter, trabalhava um período na escola da minha comunidade e outro na roça, em dois anos de batalha construímos uma casa na cidade, casa na qual onde meus pais residem até hoje. Minha primeira atitude após essa conquista foi de tira meus pais da roça, eles vinheram pra cidade e eu continuei cuidando de nossa propriedade, passados dois anos, vim também pra cidade, todos os dias ia trabalhar o dia inteiro na escola da comunidade, agora como Coordenador Administrativo, chegava a cidade, pegava meu material ia pra escola, com muito esforço conclui o Ensino Médio, em seguida, Curso de Técnico em Secretária Escolar, ao termino do curso, prestei Vestibular para concorrer a uma vaga no Curso de Administração Publica, outra vez obtive sucesso, consegui uma vaga, hoje estou no XI período e vejo mais uma vitoria se aproximando.
RESUMO: Há oito anos eu era semianalfabeto, hoje sou Técnico e Servidor Público e em um futuro bem próximo serei Administrador Publico, não pensem que esta sendo fácil, pago o preço, tive varias chances de mim tornar delinquente, corrupto, desocupado, em fim, tinha tudo pra da errado na vida mas as dificuldades mim transformaram em um homem integro, honesto, lutador, guerreiro, sonhador e mais, um homem preocupado com o futuro da minha Tarauacá, não sonho com uma cidade onde uma grande parcela da juventude enfrentam as mesmas dificuldades que eu encontrei, onde infelizmente um percentual muito grande não tem a mesmo vontade de vencer que eu tive e continuo tendo. As dificuldades mim ensinaram que “Quando o homem não planeja seu futuro ele acontece do jeito que o sistema (Estado) ou os poderosos querem ” fica a dica, não desistamos nuca de lutar por dias melhores, independentemente do que você representa, mesmo que você não represente uma Igreja, Associação, Grupo de Empresários, Instituições publicas, em fim, lembre se, você(s) representa(ão) você(s) mesmo(s) a pessoa mas importante e poderosa do planeta. (Texto escrito por: José Ricardo Lima da Silva)


Por: Copyright© 2016 @Kbym

Nenhum comentário: