terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PÓS GRADUAÇÃO: FINALIZANDO

O TRABALHO DA TUTORIA NA MEDIAÇÃO 

E NA  TRANSFORMAÇÃO DO ALUNO EM EAD


Este tópico desenvolverá um estudo acerca do trabalho da tutoria na mediação e na transformação socioeducativa e tecnológica do aluno que estuda educação à distância (EaD). Sempre tomando em consideração os direcionamentos que nos levam a entender cada vez mais o tema central deste projeto em estudo.
Desse modo, um dos maiores desafios educacionais é levar o aluno a disponibilizar dos meios tecnológicos educacionais para aprender. Motivando-os sempre a querer conhecer um mundo antes nunca explorado. O mundo do conhecimento da educação. Somente a educação adquirida ao longo de uma carreira educacional, é capaz de transformar o ser humano totalmente. Somente a educação na sua totalidade será capaz de moldar constantemente o ser que estuda e que aprende.

O conceito de Educação à distância é aquele que:

Possibilita a auto-aprendizagem a partir da mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados e apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicação existentes. (CHERMANN E BONINI 2000, P. 17)


Assim, na educação à distância há sempre a necessidade de um professor tutor. Um profissional que estimula, orienta e motiva o ser aprendiz para que adquira uma confiança em traçar seu próprio caminho do saber aprender. O professor tutor é aquele que media os pensamentos de todos os envolvidos no processo ensino/aprendizagem.
Ainda a reflexão de Chermann e Bonini (2000, p. 26) Ainda segundo a reflexão dos autores, estes afirmam que:

No ensino a distância o aluno é o cento do processo de aprendizagem e deve ser levado a desenvolver habilidades para o trabalho independente, para a tomada de decisões e esforço auto-responsável; o professor nada mais é que um tutor, um agente facilitador da aprendizagem.(Ibidem, p.26)

Finalizando, para sermos cidadãos atuantes e transformadores, necessitamos estarmos preparados para a evolução do mundo educacional, seja ela presencial ou EaDA educação transforma-se a cada momento e deixou-se de ser um simples e mero repasse de ensino aprendizagem do aluno. Considera-se que cada ser humano é responsável por suas ações de aprendizados que norteiam uma evolução gradativa na educação que estar sendo aplicada.

Por: Copyright© 2016 @Kbym

Nenhum comentário: