sábado, 9 de janeiro de 2016

VIVENDO E APRENDENDO A VIVER:

TRABALHOS PRODUZIDOS NO IAPEN TARAUACÁ
-VIVENDO E APRENDENDO A VIVER-

Trofeu

Em Tarauacá (Ac), o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/TK), desenvolve ações de ressocialização de custodiados em Tarauacá. Produtos feitos por reeducandos da penitenciária Moacyr Prado, de Tarauacá/Ac, estão ganhando fama no município. Detentos da unidade – que abriga pessoas que cumprem pena em regime fechado e semi aberto, além de presos provisórios – trabalham na produção de peças em diversos artesanatos, parte delas sendo comercializadas em Tarauacá. São produzidas também diversas tarrafas, malhadeiras e redes. Chegando a custar até R$ 200,00 a unidade de tarrafas. Os produtos produzidos geram renda para a família dos custodiados e são também expostos na unidade central prisional.

Cestas de frutas

Porta retrato

Canetas

Porta joias

 “É uma maneira de se fazer educação e socialização dos custodiados como também, preencher o tempo que eles terão que passar por aqui. São produtos muitos bonitos e de qualidade diferenciada”. Afirmou Luciana Silva (Pedagoga do IAPEN/TK).

O trabalho no sistema prisional tem se mostrado benéfico a todas as partes: ao Estado, que cumpre sua função de humanização e ressocialização dos indivíduos que estão presos; aos próprios detentos, que têm a oportunidade de se profissionalizarem enquanto cumprem pena; e aos parceiros, que contam com mão de obra mais barata e com alta produtividade.

Além disso, o trabalho autônomo desenvolvido pelos presos reforça o vínculo deles com a família. São os familiares que levam o material a ser trabalhado e que vendem o produto fabricado, gerando renda. 

Por: Copyright© 2015 @Kbym

Nenhum comentário: