OS 4 PRINCIPAIS
DESAFIOS DO COORDENADOR
PEDAGÓGICO
Apesar de estar ganhando
espaço na escola, o coordenador pedagógico ainda tem de lidar com desafios que
testam seus limites todos os dias. Saiba como trabalhar com a pressão e superar
esses obstáculos.
Articulador do projeto pedagógico, formador do corpo
docente, transformador do ambiente escolar. Em sua função plena, o coordenador
pedagógico se assemelha a um regente: conduz a orquestra com gestos claros e
instiga um intenso senso de união entre seus pares. Mas a realidade nas escolas
brasileiras ainda desafina. Sem plano de carreira específico, sem formação
adequada, com demandas diversas que o desviam da função, o coordenador
pedagógico enfrenta, ainda, diversos tipos de pressão.
A formação docente, que deveria estar no centro de suas
funções de articulador, é relegada a segundo plano pela falta de tempo e
planejamento. A relação com a família, vitrine do projeto pedagógico da escola,
sofre com mal-entendidos gerados por estereótipos consagrados. Os resultados de
avaliações externas pressionam por resultados imediatos do trabalho cotidiano,
que muitas vezes precisa ser regido em outro tempo. E o modelo de gestão
escolar, se não é descentralizado, gera inevitáveis desgastes com a direção da
escola. Coordenadores pedagógicos e especialistas em educação descortinam esses
cenários e propõem possíveis caminhos de escape para essa panela não explodir.
A conclusão é a de que, com diálogo, trabalho em equipe e clareza de funções, é
possível, sim, afinar a orquestra.
Fonte: http://revistaeducacao.com.br/
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