quinta-feira, 22 de outubro de 2015

SÓ AQUI MESMO NO ACRE:

FUSO NO ACRE FARÁ CANDIDATO DO ENEM

TROCAR ALMOÇO POR BARRA DE CEREAIS


Com horário de verão, Acre está com 3h de diferença em relação a Brasília.
'Preciso comer algo doce para ver se me dá energia', diz candidato.


Marcelo de Souza, de 17 anos, diz que vai apostar em barras de cereal para não ficar com fome (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
Marcelo de Souza, de 17 anos, diz que vai apostar em barras de cereal para não ficar com fome (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

IMPRIMA SEU CARTÃO DO ENEM  AQUI:


Sai o arroz e o feijão e entram as barras de cereais nos almoços de sábado (24) e domingo (25) dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Acre. No estado em que os portões fecham às 10h, por causa do fuso horário de três horas em relação a Brasília, os candidatos, além de dominar o conteúdo e o nervosismo, terão também que driblar a fome durante a maratona de provas.

Alimentos leves são as melhores opções, de acordo com a nutricionista Rosiany Reis. Segundo ela, além da alimentação nos dias de exame, o candidato deve se preocupar também com a noite anterior.

"Nos dias do exame, o ideal é que os candidatos levem barra de cereais, castanhas, biscoitos integrais, nada gorduroso. No dia que antecede a prova, é melhor uma alimentação baseada em frutas, verduras, legumes e proteína. Isso vai ajudar um melhor desempenho durante a prova", explica.

Marcelo de Souza, de 17 anos, que vai fazer o Enem pela primeira vez, diz que pretende se alimentar apenas de barras de cereais durante as horas de prova. Para beber, apenas água.

Kaimara Caetano e Eveli Duarte, ambas de 17 anos, pretendem fazer o mesmo. A aposta das estudantes para não ficar com fome são cereais e líquidos, como água, sucos e energéticos.

Kaimara Caetano, de 17 anos, diz que vai levar barra de cereais e água (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
Kaimara Caetano, de 17 anos, também vai levar barra de cereais e água (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Thaina Regina, de 17 anos, e José Jackson da Silva, de 20 anos, vão investir nos doces. "Vou levar chocolates, frutas e água. Coisas leves para eu não passar mal", diz Thaina.

Thaís Caroline, de 17 anos, afirma que o maior desafio vai ser controlar a ansiedade, que atrapalha na hora da prova. No sábado e domingo, antes do exame, ela afirma que é necessário uma alimentação mais reforçada. "O que importa é ir tranquilo. Eu vou procurar tomar um café reforçado e levar apenas água e bolacha. Na hora, a gente está tão concentrado que não dá fome, até porque não dá tempo", ressalta.

A aposta de Izabela Brilhante, de 15 anos, e de Bruno Gouveia, de 16 anos, é levar frutas já cortadas, além das barras de cereais e água. "Vou levar barras de cereal, que já têm chocolate, para manter o nível de energia equilibrado, frutas cortadas e também bastante água, porque Rio Branco é bastante quente", diz a estudante, que cursa o 3º ano do ensino médio.

Matheus Pereira, de 17 anos, ressalta que, apesar de levar algo normal para as provas, vai usar uma tática diferente. O candidato, que vai fazer o Enem pela primeira vez, afirma que, para evitar qualquer enjoo, pretende se alimentar aos poucos no transcorrer do tempo de exame. "Como meus professores me aconselharam, vou levar chocolate para ir comendo ao longo da prova para não ficar cheio e enjoado. Além disso, vou levar barrinhas de cereal, sucos e água", diz.

Por: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015

Nenhum comentário: