quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Ê Ê Ê BRASIL!!!

CPI DA PETROBRAS: SEM CITAR POLÍTICOS,
 RELATÓRIO GERA DISCUSSÃO
Imagem do Google.com
O relatório final da CPI da Petrobras, apresentado nesta segunda-feira (19) pelo relator Luiz Sérgio (PT-RJ), gerou grande discussão entre os membros da comissão. A falta de pedidos de indiciamento e a ausência de nomes de políticos na peça fez com que sub-relatores pedissem vista do relatório, que tem até quinta-feira (22) para ser aprovado.
O relatório de Luiz Sérgio deduziu que a estatal foi vítima de um cartel de empreiteiras, que contou com a ajuda de alguns funcionários. No texto, ele fez duras críticas à Operação Lava Jato. No mesmo documento, que tem 773 páginas, o deputado não cita pedidos de indiciamento e afirma categoricamente: “não há menção sobre o envolvimento dos ex-presidentes da Petrobras, José Sérgio Gabrielli e Graça Foster, ou de ex-conselheiros da estatal, como a presidente Dilma Rousseff”. Além disso, nenhuma menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A falta de indiciamentos incomodou o sub-relator Altineu Côrtes (PR-RJ), que pediu mudanças no relatório final apresentado pelo relator da CPI. Côrtes, em seu relatório temático que trata de superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias, pediu o indiciamento de 50 pessoas envolvidas no suposto esquema de corrupção.
Entre os nomes citados por Côrtes estão o chefe de assessoria jurídica da Petrobras, Nilton Maia, e o responsável pela venda de derivados de petróleo pela Petrobras para a petroquímica Braskem, controlada pela Odebrecht, Raimundo Ferreira. O deputado pediu ainda o indiciamento do empresário David Feffer, ex-controlador da petroquímica Suzano, que teria sido comprada por valor acima do seu preço de mercado pela Petrobras. Côrtes sugeriu o indiciamento dos executivos de todas as empreiteiras apontadas como integrantes do cartel que atuava na Petrobras.
O primeiro vice-presidente da CPI, deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), considerou um absurdo não haver citações ao ex-presidente Lula e da presidente Dilma, que foi presidente do Conselho da Petrobras à época de decisões que levaram a prejuízos, como no caso da compra da refinaria de petróleo em Pasadena, Texas (EUA), em 2006.
A deputada Eliziane Gama (REDE-MA) disse que o relatório desqualifica a corrupção percebida pela Operação Lavo Jato. “Já existe no subconsciente da população que toda CPI termina em pizza. Ouvimos vários depoimentos e temos elementos para propor indiciamento. E o que vemos são apenas recomendações à Petrobras. Temos de fazer diferente”, cobrou Gama.
O relator Luiz Sérgio admitiu que poderá acatar sugestões de integrantes da CPI em relação a indiciamentos. “Até a quinta-feira (22), vamos unificar os pedidos de indiciamento em um único capítulo do relatório com base no que foi sugerido pelos sub-relatores”, informou.
Por: http://anexo6.com.br/

Nenhum comentário: