terça-feira, 10 de março de 2015

ATUALIDADE: TECNOLOGIAS

A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NAS RELAÇÕES FAMILIARES

Patrícia Vasconcellos Pires Ferreira


Os recursos tecnológicos são instrumentos culturais da nossa época e devemos fazer a apropriação deles. Não deixar que eles nos domine!!!

Os recursos tecnológicos da sociedade pós-moderna mudaram para sempre a nossa concepção de tempo e espaço. Hoje, podemos trocar informações com pessoas em qualquer lugar do mundo, quase que instantaneamente, desde que tenhamos computadores “plugados” na grande rede mundial, a Internet. Texto, som, imagem trafegam pela rede a velocidades nunca antes imaginadas. Já estamos preocupados com o analfabetismo digital. 

Estamos vivendo a era da informação. Já não nos basta a formação acadêmica concluída com um curso de graduação numa boa universidade. Temos que continuar aprendendo sempre e não apenas novos conteúdos relacionados a nossa área de atuação, mas temos que aprender a selecionar informações relevantes, a articular essas informações.

Compramos pela Internet; fazemos consulta médica pela Internet; pesquisamos na Internet. Mas, será que podemos estabelecer uma verdadeira (real) relação humana no mundo virtual dos computadores? Será que podemos estabelecer uma verdadeira (real) relação de ensino-aprendizagem entre aluno-professor, tendo como paradigma a tão famosa “educação à distância”? 


No mundo do século XXI, a tecnologia tem sido a nova forma para não enfrentarmos a sempre tão dura realidade. Através da tecnologia nos relacionamos com o mundo de sonhos e fantasia que ela nos apresenta. Preferimos o simulacro (reprodução técnica) ao real, a imagem ao objeto.

Copyright© 2014 @Kbym

Nenhum comentário: