quinta-feira, 20 de março de 2014

ATÉ QUANDO ESSA VIOLÊNCIA??? NÃO SEI...

A VIOLÊNCIA EM TARAUACÁ

HÁ CULPADOS??? QUEM???


Tarauacá estar longe de ser àquela cidade simples e pacata do interior do Acre (Já usei essa frase 10001 X). As brigas entre alunos nas escolas municipais e estaduais estão cada vez mais comuns em Tarauacá (AC).  Agora, as simples discussões se transformaram em algo mais sério, e deixando todos nós apreensivos com a onda de violência em nosso município. Onde estar o culpado??? Há culpados??? O que podemos fazer para amenizar essa onda de violência??? Violência é somente 'tapas e socos'. se a resposta for sim. Vá assistir o BBB. 

Para a psicóloga Heloísa Ferreira, um dos principais motivos para a violência entre os estudantes são as práticas parentais inadequadas, ou seja, os pais não sabem educar os filhos de forma adequada, sendo muito permissíveis ou sendo muito agressivos, o que é aprendido pelos filhos.


A psicóloga afirmou que para diminuir os casos de agressão nas escolas os pais precisam ensinar seus filhos a lidar com a frustração. “As pessoas hoje em dia não sabem lidar com as frustrações e o comportamento agressivo esta ligado a isso. Então, como não sabem lidar, vão brigar para conseguirem o que querem. Existem formas mais adequada para resolver o problema, que não seja usando o comportamento agressivo”, explicou.

Segundo Heloísa, nas escolas também pode existir fatores, que contribuam para a violência. “Muitas vezes a escola não esta preparada para lidar com eventos como esses e não dá nenhum tipo de punição para acontecimentos inadequados”, disse. Quando muito acontece é uma troca de turno ou até mesmo de sala, e isso não resolve a situação. 

Nas Redes Sociais:
Uma prática muito comum hoje em dia é a publicação da violência nas redes sociais. Muitos estudantes, que participam de brigas nas escolas gravam vídeos das agressões e compartilham em seus perfis na internet.

A psicóloga explicou que essa prática está ligada a repercussão social surtida através dessas publicações. “A internet é muito presente no dia a dia dos jovens. Então, quando postam um vídeo, outros irão ver, vão comentar e compartilhar. E isso gera muita repercussão, que acaba na verdade reforçando esse tipo de evento. É um problema muito sério, pois as pessoas que compartilham acabam sendo coniventes com a violência”, informou.

Cuidados Com a Vida:

Outro dia ao passar perto da UNOPAR, notei um adolescente na esquina. Estava com traje escolar da escola de ensino Médio. Muito apreensivo, olhava para todos os lados. Como se estivesse esperando alguém. Cheguei perto, e notei o mesmo armado com uma faca. Dizia: Hoje, ele não me escapa. Liguei 190 e informei o ocorrido. Não demorou a viatura chegar. Realmente o garoto estava armado, e talvez naquela noite uma vida tenha sido salva por um simples ato de alguém com visão de futuro e que ver a situação com um olhar diferenciado dos demais.

Por: @Kbym 2014

Nenhum comentário: