domingo, 27 de janeiro de 2013

245 MORTOS EM EM STA MARIA:RS

-TRAGÉDIA EM SANTA MARIA-INCÊNDIO MATA 245-

"Os celulares continuam tocando nos bolsos dos cadáveres dos jovens em Santa Maria - RS. É o desespero e a esperança de seus pais, acreditando que os seus filhos estão vivos"
-Moisés Diniz -Facebook

RELATOS DE SOBRE VIVENTES:

Uma jovem que não quis se identificar contou que após o disparo de um fogo de artifício houve um clarão muito grande seguido de uma fumaça preta. As pessoas começaram a se desesperar e, na tentativa de fugir, algumas caíram no chão e foram pisoteadas. Ela conta que só conseguiu se salvar porque estava próxima da única porta do prédio.

Ezequiel Corte Real, 23 anos, estava na boate quando o incêndio começou. Ele conta que ajudou muitos a saírem, mas admite que foi muito difícil se salvar.
- Eu só consegui sair porque sou muito forte - disse ao “Diário de Santa Maria”.

O bancário Alberto Tessmez, de 35 anos, estava dando voltas de carro pela cidade com amigos quando percebeu a movimentação em frente a boate Kiss, na Rua dos Andradas. Ele contou que ajudou pelo menos 50 pessoas a sair da boate. Segundo ele, a fumaça era muito densa, o que dificultou na retirada das pessoas.
‘Foi muito rápido’

A estudante Taynne Vendrúsculo contou para a “Globo News” que só conseguiu sair da boate porque estava perto da porta de saída. Ela conta que as pessoas que estavam perto do palco não conseguiram deixar a casa noturna.

- Um amigo viu o fogo. Saímos rápido, dentro de dois minutos após o incêndio Foi muito rápido para o fogo se alastrar. Saímos e fomos para o estacionamento de um supermercado, que fica em frente. Temíamos alguma explosão - contou a menina à emissora, que disse ainda que estava em estado de choque. - Não consigo saber notícias de três amigos, se eles estão bem ou não. Foi tudo rápido.

Luana Santos Silva, 23 anos, contou para a “GloboNews” que o fogo se alastrou muito rapidamente: “Olhamos para o teto e estava começando o fogo. Foi um amigo nosso que nos mostrou. Então, nós começamos a sair, mas não dei muita bola no início. Minha irmã que me puxou. Saí arrastada pelo chão. E foi só atravessar a rua que começou a sair muita fumaça e aí começou a sair o pessoal desesperado, gente machucada”.

Ao jornal “Zero Hora”, o vocalista e guitarrista da banda Pimenta e seus Comparsas, Valterson Wottrich, de 36 anos, contou que estava no camarim quando o incêndio começou. Segundo ele, sua banda havia acabado de se apresentar e o grupo Gurizada Fandangueira havia subido ao palco. De acordo com Wottrich, o camarim fica no segundo andar, perto da entrada da casa noturna, e foi possível ouvir que a música parou de repente, o que chamou atenção do técnico de som da boate. Em seguida, pessoas começaram a gritar e a pedir extintores de incêndio.
- Era tudo preto, a decoração, as portas, não tinha luz. Corríamos sem saber para onde. Fui instintivamente em direção ao que achei que fosse a porta. Era um labirinto, tudo cheio de curvas — lembra Wottrich, que procura dois amigos da banda que estão desaparecidos.




(Elizeu Sombra-Facebook)-"BRASIL PELA PERCAS DE 245 DE SEUS FILHOS QUE FORAM CEIFADO PELA MORTE, MAS ISSO FICA DE EXEMPLOS PARA AS AUTORIDADES QUE POSSA FISCALIZAR MELHOR ESSAS CASAS DE SHOWS, VAMOS ORAR A DEUS E PEDIR PARA DAR FOÇAS A ESSAS FAMÍLIAS...... QUE DEUS ABENÇOE.... A TODOS...."



(Mariluce Vitorino-Facebook)-"MEU DEUS!!! ATÉ QUANDO ESSA GANANCIA POR DINHEIRO VAI ACABAR? É LAMENTÁVEL TERMOS QUE PASSAR POR ESSE MOMENTO TRISTE, POR CAUSA DESSA IRRESPONSABILIDADE DESSES QUE SE DIZEM EMPRESÁRIOS DE CASAS NOTURNAS E NÃO SE INTERESSAM PRA VEREM SE ESTÁ TUDO NORMAL NO MEIOS DE SEGURANÇA DOS CLUBES. ISSO É UM ABSURDO E VAMOS VER AGORA SE A JUSTIÇA VAI TOMAR AS DEVIDAS PROVIDENCIAS, APESAR QUE INFELIZMENTE TEM QUE HAVER ESSAS TRAGÉDIAS PARA PODEREM SER TOMADAS ESSES CUIDADOS. NA VERDADE NÃO EXISTE FISCALIZAÇÃO DE NADA NESSE PAÍS. DEUS DARÁ CONFORTO A TODOS OS FAMILIARES DOS SEUS ENTES QUERIDOS..."



(Fabrício Carpinejar)-Facebook - "Morri em Santa Maria hoje. Quem não morreu? Morri na Rua dos Andradas, 1925. Numa ladeira encrespada de fumaça. A fumaça nunca foi tão negra no Rio Grande do Sul. Nunca uma nuvem foi tão nefasta. Nem as tempestades mais mórbidas e elétricas desejam sua companhia. Seguirá sozinha, avulsa, página arrancada de um mapa. A fumaça corrompeu o céu para sempre. O azul é cinza, anoitecemos em 27 de janeiro de 2013. As chamas se acalmaram às 5h30, mas a morte nunca mais será controlada. Morri porque tenho uma filha adolescente que demora a voltar para casa. Morri porque já entrei em uma boate pensando como sairia dali em caso de incêndio. Morri porque prefiro ficar perto do palco para ouvir melhor a banda. Morri porque já confundi a porta de banheiro com a de emergência. Morri porque jamais o fogo pede desculpas quando passa. Morri porque já fui de algum jeito todos que morreram. Morri sufocado de excesso de morte; como acordar de novo? O prédio não aterrissou da manhã, como um avião desgovernado na pista. A saída era uma só e o medo vinha de todos os lados. Os adolescentes não vão acordar na hora do almoço. Não vão se lembrar de nada. Ou entender como se distanciaram de repente do futuro. Mais de duzentos e cinquenta jovens sem o último beijo da mãe, do pai, dos irmãos. Os telefones ainda tocam no peito das vítimas estendidas no Ginásio Municipal. As famílias ainda procuram suas crianças. As crianças universitárias estão eternamente no silencioso. Ninguém tem coragem de atender e avisar o que aconteceu."


(Eduardo Farias) Facebook- Começando o dia com uma noticia trágica e triste, um incêndio em uma boate em Santa Maria - Rio Grande do Sul com quase 200 jovens universitários que teriam um longo futuro pela frente. Lamentável... Acompanhando no Globo News, globo.com. Que Deus conforte suas famílias com essa perda irreparável.

Maioria dos jovens mortos em incêndio eram dos semestres iniciais

(Gilmar Torres) Facebook-"Gente, é triste? É. Quem não está se imaginando na pele de um pai que vê hoje seu filho num caixão, quando era cheio de alegria, vida e sonhos. Mas este fato não é maior que a morte de milhares, não de 245, mas milhares de pessoas que morrem todos os dias e não tem a solidariedade dos brasileiros...são os pobres, que morrem nos hospitais à míngua e que nunca teriam dinheiro pra entrar numa boate dessas, mas que infelizmente, não tem a solidariedade de todo o país. Meus pêsames às famílias, mas que este mesmo sentimento seja exposto às injustiças contra milhões de pessoas que sofrem da mesma perda."

RS: incêndio na Boate Kiss já tem 232 mortos, segundo a polícia

Número de mortes no incêndio é atualizado para 232. (Foto: Deivid Dutra / A Razão)
Fotos: Google.com

Por: #@ Kbym 2013


Nenhum comentário: