terça-feira, 12 de junho de 2012

REVOLUÇÃO NA MEDICINA:BRASIL

BRASIL ANUNCIA PRIMEIRA VACINA DO MUNDO CONTRA


BARRIGA D'ÁGUA 

Imagem Meramente Ilustrativa


O que eu não daria para que meu pai estivesse aqui no meio de nossa família. Fiquei muito feliz em saber que  o Instituto Oswaldo Cruz descobriu a vacina contra a doença: Barriga d'água. Meu pai sofreu durante muitos meses, antes de nos deixar. Por causa dessa esquistossomose, deixou de respirar em meus braços. Triste lembrança de minha vida que jamais irá se apagar. Parabéns aos cientistas do Brasil.



A primeira vacina contra esquistossomose (ou barriga d'água) do mundo, brasileira, foi apresentada nesta terça-feira (12) pela fiocruz, a fundação oswaldo cruz, que a desenvolveu e patenteou. mais precisamente, a vacina foi aprovada nos "testes clínicos de fase 1" — ou seja, mostrou ser segura e capaz de dar imunidade à doença.
baseada no antígeno sm14, ela é a primeira vacina contra vermes parasitários, ou helmintos. seu potencial "multivalente" a faz ser também eficaz contra fasciolose, a verminose que afeta o gado, e também se tornar uma possível base para imunizantes de outras doenças causadas por helmintos.
são mais de 30 anos de empenho na vacina, que foi produzida a partir de um antígeno (substância que estimula a produção de anticorpos). confira, abaixo, as informações sobre a doença e a cronologia do desenvolvimento da vacina: saiba tudo sobre a esquistossomose, conhecida como barriga d'água conheça a doença e a trajetória do desenvolvimento da vacina.

o que é?

conhecida popularmente como barriga d'água, a esquistossomose pode evoluir como doença pouco sintomática numa fase inicial, podendo evoluir para formas clínicas mais graves e óbito. estimativas da organização mundial da saúde (oms) apontam que mais de 800 milhões de pessoas vivam em áreas endêmicas, em mais de 70 países, tornando-se a segunda doença parasitária mais devastadora socioeconomicamente, atrás apenas da malária. está presente em 18 estados brasileiros, com maior incidência na região nordeste e no estado de minas gerais. doença crônica causada por parasitos do gênero schistosoma, a esquistossomose tem maior prevalência em locais de baixa infra-estrutura sanitária. caramujos do gênero biomphalaria atuam como hospedeiros intermediários, enquanto o homem é seu hospedeiro definitivo.

Transmissão:

locais de água doce com pouca correnteza ou água parada e presença de caramujos infectados são ambientes propícios para a transmissão da esquistossomose. o contágio é feito quando a larva penetra na pele do indivíduo que, após infectado, libera ovos do parasita em suas fezes – que podem ser depositadas em ambientes de água doce. em contato com a água, os ovos eclodem dando origem a novas larvas que se alojam em caramujos, desenvolvem-se em cercárias, são liberadas na água e voltam ao ciclo, podendo infectar outro hospedeiro definitivo.

Sintomas:
a doença pode se manifestar em duas fases: aguda e crônica. na aguda, a mais comum, o indivíduo pode apresentar manifestações clínicas como coceiras e dermatites, fraqueza, febre, dor de cabeça, diarreia, enjôos e vômitos. na crônica, geralmente assintomática, o agravo pode evoluir para um quadro mais grave com aumento por fibrose do fígado, aumento do baço, podendo, também, causar hemorragias provocadas por rompimento de veias do esôfago e barriga d'água (dilatação do abdômen). as formas graves são as menos frequentes. a grande importância médica e social da endemia é sua magnitude, o número gigantesco de pessoas infectadas e expostas a risco. de acordo com nova reavaliação e classificação das doenças pela oms, com base no impacto das doenças, seus sintomas, duração e sequelas, na qualidade de vida das pessoas, a esquistossomose passou para o topo do ranking de importância e impacto das doenças, por conta da espoliação crônica que acarreta, com anemia e comprometimento da capacidade cognitiva das crianças, com efeito direto na capacidade de aprendizado escolar e força de trabalho dos adultos jovens, das população mais afetadas, que vivem nas áreas endêmicas dos países que dependem da saúde e bem estar destas populações para atingir seu pleno desenvolvimento.


Por:Blog do Kbym 2012

Nenhum comentário: