quinta-feira, 17 de maio de 2012

COMO COMBATER A VIOLÊNCIA:

COMBATE À VIOLÊNCIA, UM DEVER DE TODOS




No combate à violência é necessário que o Estado produza ações geradoras de ocorrências que indiquem, claramente, uma tomada de posição consistente para o enfrentamento da violência. No entanto, o combate à violência, não é obrigação única e exclusiva do Estado. É dever de todos. 

É necessário que esta instância governamental ofereça indicadores de que o problema está sendo tratado na sua amplitude, através de esforços múltiplos e articulados. Mas para isso acontecer, deve-se buscar ajuda na própria sociedade. 

Existem vários aparatos para contribuir com a diminuição da violência e, dentre eles, está: as chamadas delações anônimas. Quanto às denúncias anônimas, esta funciona da seguinte forma: o Estado disponibiliza para a população um número telefônico para que os cidadãos façam suas chamadas, informando, onde está havendo um crime ou o local em que se encontra um determinado individuo que é foragido da justiça. 

Essas ações vêm tendo um enfoque muito grande no combate a violência. É com essa com ajuda que o Estado faz a sua parte, isto é, prendendo aqueles que são nocivos a sociedade. É tirando esses indivíduos do convívio social que acaba a violência, não no todo, mas em parte. Isso já seria uma grande conquista, não exclusiva do ente estatal, mas de todos nós. 

Diante do exposto, se houver um conjunto em que todos trabalhem, ou seja, o Estado e os cidadãos em geral, todos fazendo a sua parte, inclusive, as polícias, com certeza que veremos no Brasil a diminuição dos níveis de violência. 

Por:Blog do Kbym 2012 - By: Carlos Neves

Nenhum comentário: