segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

UM OLHAR DIFERENCIADO EM TARAUACÁ:

ESSA VIOLÊNCIA EM TARAUACÁ

TEM SOLUÇÃO...ACREDITEM!!!

Aconteceu no bairro da Praia...Era meu amigo...

Por causa de bebidas e drogas. Quase perdeu a vida...

Poderia ser diferente...

Esse texto foi entregue ao presidente da câmara de vereadores de Tarauacá em uma audiência pública contra a violência que aconteceu. Duvido que eles tenham lido. As fotos também foram...Enviei também ao governo do Estado do Acre na época, e nada aconteceu. "Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça, dando milho aos pombos" Dizia a música.

Fonte: Blog do João Rêgo

A realidade em Tarauacá não está nada confortável. Nossos jovens vivem à margem de uma sociedade que não lhes dão valor, nem o direito de escolha. Uma das formas encontradas pelos jovens das classes pobres de nossa sociedade, para atingir seus objetivos, baseados em estilos de vida e na vontade de possuir os bens de consumo mostrados pela mídia, é o crime, sendo esse mundo a única alternativa para se conseguir dinheiro. Há ainda a FACILIDADE DE ACESSO ÀS ARMAS E ÀS DROGAS, além da sensação de IMPUNIDADE que fortalece cada vez mais o mundo do crime."Meu sonho é ir para penitenciária". Me disse um jovem há pouco tempo.

Uma outra situação é A DESIGUALDADE SOCIAL que é um câncer que está piorando há séculos, quanto mais se fala sobre esse problema, mais as autoridades fecham os olhos, ou as oportunidades. A desigualdade social, identificada por mim como o fator que mais gera violência, é resultado da AMBIÇÃO dessa sociedade que somente pensa no bem próprio. Sendo que a maior parte da população não tendo outro meio de obter sua subsistência entra na vida do crime, e consequentemente na violência. Fator gerador da desigualdade social é o DESEMPREGO, como fora mostrado a preocupação, pelo menos aparente, de abranger este assunto politicamente, pois não há meio de obter um padrão de vida aceitável sem um emprego, e tendo procura demasiada e ofertas escassas muitas vezes trazem abusos nos assalariados, parecendo voltar a épocas anteriores do passado. Esses abusos muitas vezes trazem conseqüências assustadoras, como a marginalização, que por não aceitar situações deploráveis tenta "vida mais fácil" no tráfico de DROGAS. Efeito posterior é seu vínculo "eterno" com os menos favorecidos e a dependência da droga, sendo um criminoso inconseqüente em muitas vezes por não estar no seu estado normal.

Partindo para uma visão mais ampla da situação creio que as causas mais subjetivas, como a "falta de oportunidades" que é parte integrante da desigualdade social. Como mostra mosstra a atual situação de nosso município de Tarauacá.

A FALTA DE INVESTIMENTOS DO GOVERNO na sociedade para permitir ao cidadão tarauacaense a recorrer a meios mais humanos para a sobrevivência é outro agente que gera violência. Pois sem um investimento pesado na educação, na infra-estrutura do município será muito difícil, quase impossível, diminuir a violência em Tarauacá. Essa situação faz o cidadão NÃO TER PERSPECTIVA para um futuro promissor, aliado a uma perversa EDUCAÇÃO FAMILIAR que passa de geração para geração.

"SUGESTÕES PARA A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA"

MUITO FÁCIL!!!

Como não dá para apagar com uma borracha toda a maldade do ser humano, tem-se que, num processo gradual e objetivo, eliminar os fatores geradores da violência. Quais são mesmo???

Iniciando com os mais superficiais, mais fáceis de ser abatidos, sendo esses os de caráter material, como o desemprego, a falta de investimentos por parte do governo, ponto de cultura e lazer.

Medidas dadas como urgentes devem ser feitas nesse ritmo: Urgente. Como estímulos no comercio que se estabelecem em nossa cidade, e não aplicam na cidades como investir em oficinas, por exemplo, aumento no salário do cidadão, transformando isso numa cadeia onde o custo se torna em benefício, pois quanto mais recebem mais gastam; criação de investimento de empresas privadas nos centro menos favorecidos, além de tudo se cria uma imagem negativa do cidadão dos bairros mais pobres. Não é assim???, fixando a discriminação e assim, a desigualdade social.

Outra medida é o investimento na educação, pois se percebe que grandes nações são resultados de grandes cidadãos. E com uma educação, desde o fundamental até o superior, de qualidade forma-se pessoas capazes e instruídas para reivindicarem seus direitos e assim cumprem com muito mais eficácia seus deveres. Pois a ignorância é aliada da violência, sendo que os pontos de drogas estão principalmente nos lugares menos atendidos pelo poder público, onde os moradores têm menos conhecimentos que pessoas instruídas. Vemos isso principalmente nas épocas políticas ou não???

Analisando um outro aspecto, notamos que o desigualdade social é resultado de todas essas violências, que geram problemas muito graves. E o motivo da violência estar se alastrando como isso deve-se também pela impunidade e pela facilidade de se obter armas e drogas. Para o fim disso, precisa-se de medidas eficazes e não simplesmente arranjar culpados e prendê-los. É preciso tornar as leis e as penas mais duras e que haja uma capacidade de reabilitação para o infrator, e arrancar o mal pela raiz dando capacidade de convivência social na sociedade, lhes garantindo educação, emprego, saúde, segurança e dignidade para atingir seus objetivos. Nossos detentos pouco trabalham e comem, dormem e comem de novo. Essa vida para quem cometeu um crime qualquer não é das mais ruins. É!!!

De forma urgente, precisamos mudar o comportamento social para que a violência não se alastre e que todos tenham realmente direitos iguais. Que ninguém tenha que fazer manifestações exigindo que se cumpram seus direitos, pois se são direitos devem ser obrigatórios. Que todos tenham segurança para que ninguém precise comprar uma arma para se defender de delinqüentes inconseqüentes. E que ninguém precise virar um delinqüente por falta de oportunidade, por fome ou para saciar a de seus filhos.

Medidas das autoridades contra a violência terão que ser mais objetivas e não simplesmente aumentar o número de policiais nas ruas e falar que ladrão não presta!!!. Tem que investir na educação para que a próxima geração venha com pensamento na mudança e não a mudança no pensamento.

Temos que parar de arranjar culpados e ver soluções.


Por: Blog do Kbym 2012

Nenhum comentário: