quinta-feira, 21 de julho de 2011

CONFERÊNCIA ALIMENTAR EM TARAUACÁ:

PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DA SEDS/ACRE

CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA  ALIMENTAR E NUTRICIONAL


"CADA UM FAZENDO A SUA PARTE ACONTECER"



A soberania alimentar corresponde ao fato de que cada país é responsável por suas próprias políticas e estratégias sustentáveis que garantam o direito a alimentação para toda a população, respeitando as múltiplas características culturais dos povos.

Deverão participar da conferência entidades como: Pastoral da Criança, Pastoral do Idoso, Associações de Moradores, Conselho tutelar, SEME, Saúde, Assistência social, UNICEF, Vereadores, JPH, Escolas e outras entidades do município de Tarauacá.

"A Segurança alimentar e nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis."Vanda- SEDS/Ac.

Porém a SAN (Segurança Alimentar e Nutricional) não é só associada à fome, mas também a doenças causadas por alimentos (diarréia, contaminação por agrotóxicos, presença de hormônios, composição inadequada, etc.) e doenças associadas a hábitos alimentares inadequados, como obesidade, sobrepeso, diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, câncer. Todos esses temas serão debatidos na Conferência de segurança Alimentar e Nutricional que acontecerá em Tarauacá.

A falta de renda da população para a escolha e compra de determinados alimentos essenciais a uma boa nutrição é um dos desafios enfrentados pelo Brasil. Também, a utilização dos alimentos pode ser afetada se a população não tiver acesso à saúde, ao saneamento básico, à educação alimentar e nutricional, à informação e orientação nutricional. O cuidado com o processamento de alimentos, evitando-se a contaminação microbiológica, física e química, assim como a perda de nutrientes por erros de preparação, pode também comprometer a utilização dos alimentos pelo organismo.

Para garantir que tais desafios sejam amenizados, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), juntamente com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) se tornou o órgão responsável pela implantação de políticas de SAN (Segurança Alimentar e Nutricional).

A importância do direito a alimentação e de políticas que estimulem o acesso, o desenvolvimento e implantação de programas que asseguram uma segurança nutricional são determinantes essenciais para uma boa saúde populacional e ingestão alimentar adequada. Um país que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e que possui grandes programas para erradicar a fome e a miséria ainda enfrenta desafios, pois as políticas de segurança alimentar dependem também de um esforço mútuo entre áreas da saúde, alimentação, economia e agricultura. 

A Terceira Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional relatou que, segundo o PNAD de 2004, 52% dos negros têm algum grau de insuficiência alimentar e a população indígena, também é considerada vulnerável, o baixo peso atinge a 30% das crianças com menos de cinco anos em algumas localidades. É necessária uma ação mais forte do governo para superar a fome e a desnutrição em populações mais vulneráveis, como negros, indígenas e famílias localizadas em pequenas cidades com baixa renda. 

A grande extensão geográfica do Brasil, dificulta mapear em algumas regiões o perfil de consumo de alimentos e as mudanças de hábitos alimentares a partir do recebimento da renda dos programas, implantação, fiscalização de políticas alimentares e a desigualdades socioeconômicas são fatores essenciais que devem ser avaliados com rigor pelos órgãos responsáveis.
Por: Blog do Kbym 2011

Nenhum comentário: