quarta-feira, 20 de abril de 2011

SABER FAZER...

Os Dez Mandamentos de um Bom Coordenador


1. Ter visão do objetivo do grupo:

Saber em que direção deve caminhar o grupo.

2. Entender de metodologia:

Metodologia de trabalho que faz com que o coordenador e os outros descubram as pistas concretas para chegar ao objetivo previsto.
É paciente. Entende que o processo de reflexão-ação, teoria-prática, é um processo lento.

3. Saber conduzir uma reunião:

Cuidar para o grupo não se desviar do tema.
Ter a arte de fazer perguntas para fazer a todos falarem e participarem.
Saber manter-se em silêncio. Guarda seus "cartuchos" para concluir o assunto.
Anota as idéias mais importantes, e as retoma na conclusão.

4. Ser bom cobrador:

A cobrança desperta senso de responsabilidade. Faz o grupo levar a sério as decisões tomadas.

5. Saber controlar o tempo:

Cronometrar o tempo para as diversas partes da reunião. Avançar no horário só com o pedido e a aprovação do grupo.
Dar exemplo de pontualidade e começar na hora marcada, mesmo com poucos membros. A insistência na pontualidade cria ambiente de seriedade e responsabilidade.

6. Ter boa capacidade de organização:

Planejamento, acompanhamento e avaliação crítica. Nunca trabalhar sozinho, sempre em equipe: decisões devem ser tomadas em grupo e as funções devem ser distribuídas e cobradas.

7. Saber despertar novas lideranças:

O coordenador deve saber despertar novas lideranças. Ter capacidade de colocar as pessoas certas nos lugares certos.
Em vez de trabalhar por 10, faz 10 trabalharem.

8. Dar testemunho de vida coerente:

O líder arrasta os outros mais pelos exemplos de vida do que pelos conhecimentos teóricos que possui.

9. Ter empatia:

Deve sentir quando alguém está sendo deixado de lado e não está participando. Deve ser sensível a tudo o que acontece no grupo. Os bate-papos fora das reuniões são muito importantes para isso.

10. Ser entusiasmado:

O entusiasmo é como uma doença contagiosa. Seja otimista!

Por: Blog do Kbym 2011

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