Chagas Batista desabafa: “Chega de escândalos em Tarauacá”
Ex-vereador diz que a cidade vem pagando caro pela irresponsabilidade dos administradores
“É lamentável que ainda tenhamos que conviver com essa cultura da corrupção da administração pública. O público a serviço do privado e a política, em vez de servir ao bem comum, serve a interesses patrimonialistas de grupos sem a menor sensibilidade social”, desabafa o ex-vereador de Tarauacá Chagas Batista (PC do B), que critica a administração e a atual situação do município.
Segundo ele, todos sofrem com as notícias de corrupção no local, principalmente os idosos e a camada mais humilde da população. “A corrupção é um câncer que atinge todo o tecido social e aumenta as desigualdades e a miséria. Tarauacá vem pagando muito caro pela irresponsabilidade de políticos e administradores desonestos”, acrescenta.
Para ele, a eleição do prefeito Vando Torquato (PP) foi mais que uma fraude. “Foi um estelionato eleitoral”, assevera. Batista diz que espera ainda uma postura mais consciente por parte do atual prefeito e garante que já passou da hora de o administrador fazer uma reflexão sobre seu comportamento. “Continuamos tendo os piores indicadores sociais do Acre. Chega de escândalos. Tarauacá é muito maior que os que não respeitam sua grandeza.”
“Sou uma pessoa de muita fé. Sei que o futuro de Tarauacá será de muitas transformações na política, no modo de administrar a coisa pública, na relação entre a sociedade e as instituições, na relação entre as pessoas, nos bairros, nas comunidades e locais de trabalho”, destaca o ex-vereador.
Batista diz que é lamentável que Tarauacá tenha perdido tanto tempo na busca de um novo caminho. Porém, ele acredita que a caminhada da vida social é semelhante à vida pessoal. “Às vezes é preciso enfrentar tropeços para encontrar o rumo. Sempre foi assim na história da humanidade e não tenho dúvidas de que não tardará a nossa aurora. Tarauacá vai amanhecer com uma nova vida para todos os taraucaenses”, acentua.
Sobre as eleições de outubro
O ex-vereador Chagas Batista enfatiza que na eleição de outubro o povo brasileiro e acreano optou pela continuidade das políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas no país. “No caso da eleição para Presidência, o jogo foi muito bruto. Os setores conservadores utilizaram todos os meios para impedir a continuidade do ciclo de desenvolvimento iniciado no governo do presidente Lula”, declara.
De acordo com ele, o povo reagiu e impediu o retrocesso. “No Acre a situação foi mais complicada. Enfrentamos uma oposição desacreditada e sem projeto, mesmo assim corremos sérios riscos. E essa é uma questão que certamente será avaliada pela Frente Popular”, explica o ex-vereador, que também ajudou a coordenar a eleição de Dilma, Tião, Jorge, Edvaldo e dos demais candidatos da coligação em Tarauacá.
Pela primeira vez, desde a primeira campanha de Lula, em 1989, Chagas Batista não subiu no palanque. “Fiquei angustiado, mas optei pela coerência. A frente decidiu levar o prefeito Vando Torquato para o palanque. Embora não tenha nenhuma mágoa, não aceito afrontar minha consciência e a memória da população, e avisei previamente à direção do PC do B, que sempre respeitou minhas opiniões. Foi muito complicado, mas foi a melhor alternativa”, sintetiza.
Expectativas sobre o novo governo
“Tião Viana é um político de grande sensibilidade social. Conhece o Acre como ninguém. Ele sabe dos problemas e do potencial natural e humano que temos para transformar a economia do nosso Estado. Saberá elevar o padrão de vida dos acreanos”, destaca Chagas Batista, ao enfatizar que o governador eleito pautou na sua campanha a opção pela industrialização e a agregação de valores aos produtos.
“Isso vai colocar nosso Estado numa nova condição econômica e social com a valorização do trabalho e da produção. Ele assumiu o compromisso de trabalhar para urbanizar e humanizar nossas cidades com infraestrutura de pavimentação de ruas, saneamento, lazer, cultura e inclusão social. Tenho certeza de que saberá compreender os anseios do povo. Estou muito confiante em relação ao futuro do Acre e do Brasil”, afirma.
Projeto para o futuro
“Meu projeto é continuar na busca e no esforço para juntar as pessoas que não aceitam o que vem acontecendo atualmente. Lutar por uma ampla união do povo e pela construção de um Tarauacá, próspero, sem escândalos e sem corrupção. Formar um forte adjunto para construir uma cidade dos sonhos de milhares de pessoas que querem ver prosperarem a justiça e a solidariedade”, assegura o ex-vereador.
Ele acrescenta: “Somos quase 40 mil habitantes, estamos chegando ao centenário de existência como município e ainda convivemos com problemas que são inadmissíveis nos dias atuais. O desemprego, a falta de moradia, saneamento, precariedade de serviços essenciais, como saúde, educação e outros, são questões cruciais a serem enfrentadas para colocar Tarauacá num novo patamar de civilização e melhoria da vida de seus habitantes”, revela.
Chagas Batista é militante e dirigente do PC do B do Acre há 25 anos. Foi vereador de 1992 a 2004 e disputou a prefeitura de Tarauacá nas duas últimas eleições municipais. Em 2004, numa disputa com quatro candidatos, ficou em segundo lugar, com 3.400 votos. Em 2008, concorreu novamente à prefeitura numa disputa na qual alcançou mais de 7.000 mil votos.
Batista perdeu para o candidato Vando Torquato (PP), por uma diferença de apenas 300 votos. Depois do pleito, decidiu passar uma temporada em Rio Branco para reorganizar os planos e voltar mais revigorado nas próximas lutas.
Página 20

Nenhum comentário:
Postar um comentário