segunda-feira, 13 de setembro de 2010

I SEMINÁRIO ÉTNICO RACIAL: EU FUI...

Educação Étnico-Racial em discussão:Viva a Raça Negra!!!

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Diante da necessidade de inclusão da nova política educacional das relações Étnico-Raciais, que visa inserir o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana no ensino regular, esse Seminário de Capacitação do Fórum de Educação Étnico-Racial foi realizado em Cruzeiro do Sul.



O evento contou com a participação de várias instituições, como as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Conselho de Educação, Movimento Popular, SINTEAC, CUT, Movimento de Mulheres, Rede Acreana de Mulheres e Homens, Secretaria de Educação do Bujari, Secretaria Municipal de Educação de Senador Guiomard, FUNDEB e NEGA-UFAC. Representante do MEC John Carth lamentou a não participação das entidades educacionais municipais e estaduais de Tarauacá e disse que esse é o momento propício para que todos participem do debate Étnico Racial.


Os trabalhos se baseiam no Marco Legal (Lei 10.639/2003), que prevê a inclusão dos assuntos étnico-raciais nas disciplinas do ensino fundamental e médio. De acordo com a legislação, não é necessário que se criem novas disciplinas para a inclusão desse tema nas escolas. Pelo contrário, a inclusão dos estudos da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana devem ser inseridas nas áreas de conhecimento de Educação Artística, Literatura e História do Brasil, como lembra a professora Almerinda Cunha.

(Professora Almerinda Cunha-Palestrante e Coordenadora do Seminário - Flávio Santos - SINTEAC)
O evento teve como objetivo principal fazer uma formação conceitual baseada na Lei 10.639/2003 a fim de capacitar e criar estratégias para a luta de inclusão da política de prática de igualdade racial no Acre. Para isso, foram discutidos temas como: Gestão Orçamentária e Financiamento Público; Responsabilidade Social e Agenda Política; Organização dos Poderes; O papel dos Sistemas e dos Gestores.
Esse trabalho é de valiosa importância, uma vez que possibilita a transformação da realidade cotidiana de seus espectadores finais, que serão os alunos e cidadãos em geral, fazendo assim com que os mesmos tenham uma nova atitude no que se refere a esse tema diante da sociedade.
Por Flávio Santos 2010

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