quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A DEMOCRACIA EXERCIDA DE FATO E DE DIREITO:

O Que é a Democracia?

VOCE SABE O QUE É...



Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.

  • Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.

  • Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.


  • A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.


  • As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.


  • As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.


  • As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.


  • A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário.

  • As democracias são diversificadas, refletindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes.


  • Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.


  • As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.






  • A brincadeira que fiz a cerca de minha possível candidatura a deputado estadual deu certo e é comentário nas academias, lojas, comércios, mercados e até em roda de conversa tipo àquela em frente ao DEAS. Como todos sabem, são poucos os candidatos que têm serviços prestados no local em que residem e como tenho uma popularidade muito elevada em Tarauacá, isso me fez ser ainda mais conhecido a ponto de pessoas pedirem meu "santinho" para guardar.

    O que falta mesmo são esses candidatos demonstrarem para que são candidatos e mostrar seu plano de governo e sua vida de trabalho, se tiveram...Há candidatos que já prometem organizar fundações, doar salários, construir casas de apoio, dar empregos. O único que fez alguma coisa quanto às fundações, sofreu um acidente na segunda feira e faleceu.

    Fico imaginando como pode um cidadão que nunca prestou um serviço na sua comunidade residencial e dizer que é um bom candidato. Não se deixe enganar, procure saber que trabalho seu candidato já desenvolveu e visa desenvolver para o crescimento de sua comunidade. Se voce for daqueles que acredita que as coisas mais certas do mundo são: "Me empresta um cigarro", "Deus lhe pague", "Vou tomar só um golinho" , voce precisa ver a história da Chapéuzinho Vermelho ou João e Maria. Até a próxima.

    Por Flávio Santos 2010. 

    Uma outra coisa interessante são os slogans dos candidatos. Muitos já dão por vitoriosa a coligação da Frente Popular do Acre, pois já se consideram oposição antes mesmo da eleição acontecer. Há também àqueles que tratam de envolver o senhor nosso Deus para ganhar alguma luz: "Fé em Deus e no trabalho". Faltam mesmo é criatividade na hora de escolher o slogam certo. Já dizia Manoel Monteiro:"Tarauacá é minha Praia".

    Nenhum comentário: