Kbym, Silvia(UFAC), Elmira(diretora), Lucivan(Hoje, advogado) e o jovem Eurico (SINTEAC) no curso de Revisão Gramatical na Escola Plácido de Castro no ano de 1997.
CIDADANIA: De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNS, outra maneira de se trabalhar com os alunos os seus direitos de cidadão é utilizando a cultura. Através disto, os alunos podem descobrir dentro dos esportes, música, teatro, leituras, pesquisa, das brincadeiras e dos jogos, conhecimentos necessários para que se possa fazer uma crítica dos valores sociais, que nos dias de hoje, estão cada vez mais voltados para os interesses de pessoas que possuem mais poder dentro da sociedade. Na tentativa de propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, com base em textos constitucionais, princípios pelos quais pode ser orientada a educação escolar, e que estão descritos no PCN-Temas Transversais / Ética.
Kbym, Roquilene, Eurico, Lucivam no curso de Produção Textual.1997.
EDUCAÇÃO: A idéia de educação deve estar intimamente ligada às de liberdade, democracia e cidadania. A educação não pode preparar nada para a democracia a não ser que também seja democrática. Seria contraditório ensinar a democracia no meio de instituições de caráter autoritário.
Roberto, Eurico, Kbym,Silvia e Lucivan-Estudantes do curso de Gramática da UFAC em Tarauacá.
LETRAMENTO: O letramento é um fenômeno de cunho social, e salienta as características sócio-históricas ao se adquirir um sistema de escrita por um grupo social. Ele é o resultado da ação de ensinar e/ou de aprender a ler e escrever, e denota estado ou condição em que um indivíduo ou sociedade obtém como resultado de ter-se “apoderado” de um sistema de grafia.
Por Flávio Santos 2010
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