O SEGUNDO TEMPO é um programa idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades esportivas e de lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde, desenvolvimento intelectual e humano e assegurar o exercício da cidadania.
O programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas coletivas (basquete, futebol de campo, futsal, ginástica rítmica, handebol, voleibol) individuais (atletismo, canoagem, capoeira, ginástica olímpica, lutas, natação, remo, tênis de mesa) e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional.
Suas ações são voltadas para crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 e 17 anos e cada município inserido no programa terá direito a 200 vagas. Haverá um coordenador, dois estagiários de educação física e um de pedagogia para cada núcleo e o programa ainda oferecerá aos estudantes uniforme, lanche e material esportivo.
Programa Segundo Tempo será desenvolvido no Acre
Crianças e adolescentes de 7 a 17 anos serão contempladas com as ações do Programa Segundo Tempo, projeto criado pelo governo federal e que será desenvolvido no Acre em parceria com o Governo do Estado. Nesta terça-feira, 16, a coordenadora nacional, Taís Higuch, estará em Rio Branco onde se encontra na sede da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul) às 9 horas com os coordenadores estaduais para definir a operacionalização do programa no Estado. No total serão implantados 39 núcleos, 18 deles somente em Rio Branco, para atender o público-alvo no contraturno da escola com atividades esportivas e de lazer, reforço escolar e alimentar.
A coordenadora estadual do programa, Shirley Torres, explica que o Segundo Tempo já foi desenvolvido no Estado por meio de convênios com outras instituições. “Agora o Acre resolveu abraçar esse projeto”, diz. Durante os meses de junho e julho devem ocorrer o processo de licitação dos equipamentos, da alimentação e a contratação dos monitores. A previsão é de que as atividades comecem a ser desenvolvidos em agosto.
Por Flávio Santos 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário