segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

TK: "RELIQUIAS QUE O TEMPO NÃO APAGA"

ANOS 2000: SELEÇÃO TARAUACAENSE DE VOLLEIBOL MASCULINO NO GINÁSIO COBERTO DE TARAUACÁ 

Foto: Acervo Pessoal. Ano, talvez 2003 ou 2004.

O esporte é uma das maiores ferramentas de inclusão social que existe. Já dizia um amigo meu: “O esporte é uma parada!”. O ano era 2000 e alguma coisa com mais um desafio esportivo em comemoração ao aniversário da cidade de Tarauacá.

Na década de 90, morria em um trágico acidente, Ayrton Sena e em 1994 o Brasil era pentacampeão no futebol. O que não se repetiria nos anos seguinte de copa do mundo. 

No esporte, a década de 1990 serviu para o vôlei se tornar um dos esportes mais popular no Brasil. Lá em 1992, José Roberto Guimarães levou a geração de Carlão, Marcelo Negrão, Tande e Maurício ao ouro na Olimpíada de Barcelona. A partir daí abriu-se a porteira para inúmeras conquistas do esporte coletivo do Brasil.

Em Tarauacá, a seleção de voleibol masculino se reuniu mais uma vez para defender as cores de nossa bandeira, frente a forte equipe de Cruzeiro do Sul. A seleção era forte e contava com atletas importantes no esporte tarauacaense. Na foto acima: Marquinhos, Josman Neri, Luís Tumba, Luís Lay, 'Ponga'. Abaixo agachados: 'Robertinho', Felipe Sá, Felipe Lima e 'Bim'.

Anos de ouro no esporte de Tarauacá. A juventude era forte no esporte que praticava. No voleibol essa juventude era respeitada pelos diversos atletas que sempre saiam vencedores em duelos contra outros municípios do Acre. "Rapaz, eu fico todo arrepiado quando lembro e vejo essas fotos. Foram tempos importantes na nossa vida e deixou saudades. Era muito bom a gente se encontrar nos bailes do Koxixus da praça central e ouvir as músicas da época. Sinto saudades daquele tempo". Disse "Ponga" (atleta de ouro no voleibol de Tarauacá nos anos 90).

Hoje, esses atletas da foto acima são pais de famílias, funcionários públicos e valorizadores de uma época marcante em suas vidas. Jogadores que se reuniam, eram bons no que faziam e eram felizes em defender a bandeira de nossa cidade. 

Marquinhos se formou em Educação Física, Josman Neri é funcionário público morando atualmente em Rio Branco (Esse, talvez o mais completo jogador de Tarauacá, pois era bom em todo esporte que praticava. Zagueiro de  bom Fair Play, representou grandes equipes do futebol acreano e tarauacaense), Luís Tumba trabalha atualmente na Prefeitura de Tarauacá, Luís Lai, foi durante muito tempo goleiro dos bons, tanto no futsal quanto no campo do Naborzão, faz parte da União do Vegetal em Tarauacá, Jorge Potó, formado em Educação Fisica, gente boa e alegre. Vive em Tarauacá, "Ponga", suas batidas (cortadas) em quadra "procurava petróleo". Era forte, apesar de magro. Atualmente é borracheiro 24 horas na sua própria casa. Gente de coração bom que lembra com emoção datas passadas. "Robertinho", vive em Tarauacá, é evangélico. Felipe Sá estudou, se formando na área da saúde. Felipe Lima é professor de carreira da rede Muncipal de Educação. "Bim", muito popular e professor dos bons. Não há algum aluno que não tenha passado por suas aulas de protuguês. Muito respeitado na área da educação. 

Por: Copyright© 2025 @Flávio Santos

Nenhum comentário: