quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

MEDICINA: FEBRE HEMORRÁGICA PREOCUPA:


ARENAVÍRUS: O QUE SE SABE SOBRE O NOVO VÍRUS QUE CAUSA FEBRE HEMORRÁGICA

Resultado de imagem para febre hemorrágica
Um caso de febre hemorrágica brasileira em SP foi revelado pelo Ministério da Saúde. Conheça o agente infeccioso por trás da doença e o risco de transmissão.

No dia 30 de dezembro de 2019, um homem de 53 anos foi a um pronto-socorro no interior paulista com queixas características de febre amarela. Os exames, porém, não confirmaram a doença. Num intervalo de 12 dias, ele passou por outros dois hospitais antes de morrer. Análises genéticas avançadas encontraram uma surpresa: o causador do quadro, chamado de febre hemorrágica brasileira, foi o arenavírus, que não aparecia no Brasil há mais de 20 anos. A confirmação desse caso, mesmo que seja única, é considerada grave pelas autoridades sanitárias.

Separamos abaixo as principais perguntas e respostas a respeito do tema, com informações do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde e do patologista João Renato Rebello, coordenador do Laboratório de Técnicas Especiais do Hospital Israelita Albert Einstein, um dos responsáveis pela descoberta:

O que é o arenavírus?
Os resultados dos testes realizados no Hospital Israelita Albert Einstein mostram que se trata do Mammarenavirus, um gênero pertencente à família Arenaviridae, ou arenavírus.

De forma genérica, os vírus são divididos em famílias. Dengue, Zica, Chikungumya fazem parte da turma das arboviroses. “Os arenavírus são outro grupo, que havia sido encontrado no Brasil na década de 1990 e estão associados com uma síndrome chamada febre hemorrágica brasileira, marcada por febre, icterícia e sangramentos”, explica Rebello. FONTE:

Por: Copyright© 2020 @Kbym

Nenhum comentário: