quarta-feira, 6 de novembro de 2019

CAMPEONATO INDÍGENA DE JORDÃO/AC: 2019

CAMPEONATO INDÍGENA DE FUTEBOL DE JORDÃO/AC:

FESTA DOS POVOS INDÍGENAS TEM ALDEIA FORTALEZA CAMPEÃ


O tradicional campeonato de futebol nas comunidades indígenas de Jordão/Ac é uma competição esportiva realizada todo ano pelo vereador do município Dê Dias (PC do B). Foram 37 aldeias participantes do campeonato e teve como campeã a Aldeia Fortaleza, vencendo a final pelo placar de 1 x 0.

A competição teve seis meses de duração e todas as comunidades indígenas se deslocam enfrentando desafios com os rios baixos, e muitas vezes, arrastando pequenas embarcações nos igarapés para praticar esportes. “É muito gratificante a gente ver nossa cultura sendo resgatada também por meio do esporte. Eu só tenho a agradecer essa parceria do meu mandato de Vereador de Jordão e nossas aldeias”. Afirmou o vereador Dê Dias.

No início da cerimônia de abertura da final todos presentes ouviram a execução do Hino Nacional Brasileiro. Logo em seguida, os dois times participantes finalistas, foram apresentados um a um com seus escudos tradicionais. 

Após seis meses de competição com futebol de campo ficou assim definida os campeões:
1º Lugar Aldeia Fortaleza
2º Lugar: Flor da Mata.
3º Lugar: Novo Lugar
4º Lugar: Boa Vista. Ainda teve o desfile da indígena mais bonita e danças tradicionais das aldeias participantes. Confira as fotos do evento:








Por: Copyright© 2019 @Kbym

Nenhum comentário: