segunda-feira, 15 de julho de 2019

ACRE: CERTIDÕES EM BRAILLE É LEI:

PROJETO QUE OBRIGA ESTADO DO ACRE IMPRIMIR CERTIDÕES NO SISTEMA BRAILLE É APROVADO

Por Wanglézio Braga

Vinte deputados da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovaram durante sessão extraordinária, o Projeto de Lei N° 45/2019 de autoria do deputado Chico Viga (PHS) que assegurado às pessoas com deficiência visual, o direito à obtenção das Certidões, de Certificados Escolares, confeccionados em sistema de leitura Braille, bem como, em sistema convencional ortográfico, ou seja, impressa em tinta ou escrita no Acre.

A relatoria ficou sob a responsabilidade do deputado Roberto Duarte, do MDB. O PL foi apresentado no mês passado e entrou em votação na última hora na sessão realizada na quinta-feira (11). “Isto traz inclusão e cria mais eficiência na prestação do serviço público no estado do Acre. Esperamos que o governo sancione a matéria o quanto antes”, explicou o relator.

A lei possui cinco artigos. Um deles assegura que os cartórios são proibidos de cobrar pela emissão de certidões de Casamento, Nascimento e de Óbito impressas via Braille. “É nosso dever enxergar os invisíveis e temos a missão de enxergar o nome, a dor, o rosto, a história de quem, ainda só é numero. Somos servidores do povo, é preciso garantir a integração social das pessoas com deficiência visual, pois tão importante quanto efetivar uma conquista é poder ver o prêmio conquistado”, comentou Chico Viga sobre a importância da matéria.

Para o Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência Visuais do Acre (ADEVI), Célio Roberto França, o projeto possibilita liberdade e acessibilidade às pessoas com deficiência. No Acre, segundo Célio, existem mais de 900 pessoas cegas e 200 são cadastradas na Associação. As cidades de Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul possuem o maior número de deficientes visuais.

Nós agradecemos ao deputado Chico Viga por este olhar e aos deputados por ajudar a aprovar o projeto que pode virar com a ajuda do governador lei. A matéria é de suma importância, pois teremos liberdade de poder ler as certidões, isso traz independência para nós já que não vamos precisar de pessoas leiam por nós. Isso se chama inclusão e acessibilidade”, destacou Célio.   

No Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O que é Braille?
O Braile é um sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas. Tal mecanismo garante sem dúvidas sobrevivência, comunicação e conhecimento aos deficientes visuais, mas é preciso usar da sensibilidade da ponta dos dedos para receber a mensagem que é composta por 64 sinais gravados em relevo no papel.

Por: Copyright© 2019 @Kbym

Nenhum comentário: