ARTIGO REVELA
QUE UM CHEFE RUIM PODE ADOECER OS FUNCIONÁRIOS
O médico,
escritor e influencer Travis Bradberry publicou um artigo que
aponta que um chefe ruim pode fazer tão mal para a saúde dos funcionários
quanto fumar passivamente. E o pior, quanto mais tempo uma pessoa passar
trabalhando para alguém que a deixa infeliz, maiores serão os danos para sua
saúde mental e física. Dados da Associação de Psicologia dos Estados Unidos,
publicados no artigo da revista Quartz revelam que 75% dos trabalhadores
americanos consideram seus chefes a maior razão de estresse no trabalho.
Contudo, 59% dessas pessoas não largariam o emprego, mesmo infelizes.
Os dados
mostram que as pessoas arrumam uma maneira de se conformar com seus empregos, e
isso faz com que a decisão de pedir demissão e sair em busca por um ambiente de
trabalho mais saudável seja ainda mais postergada.
Faz mais mal
que cigarro:
Muito
impressionante também em relação a este assunto são as descobertas de
pesquisadores da Harvard Business School e da Universidade de Stanford, ambas
nos Estados Unidos. Os pesquisadores reuniram dados provenientes de mais de 200
estudos, e chegaram a conclusão que estresses simples e cotidianos no trabalho
podem fazer tão mal a saúde como a exposição a quantidades consideráveis de
fumaça do cigarro de outras pessoas.
A razão
número 1 causadora de estresse no trabalho, o medo de ser mandado embora, pode aumentar
em até 50% os riscos de problemas de saúde. Já um cargo que exige do
funcionário mais do que ela/ele pode oferecer aumenta em 35% o risco para a
saúde.
O que fazer:
Em muitos
casos, os problemas com os superiores podem ser meramente caso de afinidade.
Existem, contudo, muitos chefes realmente ruins por aí. Mas como saber em qual
situação você se encaixa?
Chefes ruins
são geralmente verbalmente agressivos, narcisistas e podem até se tornar
violentos. Frases típicas dos chefes ruins são: “Aqui nada funciona se eu não
estiver por perto!”, “Nós sempre fizemos assim!” ou “Agradeça que você tem um
emprego.”
Claro que
não é fácil para ninguém largar o emprego e começar tudo de novo, mas a
motivação para trabalhar de quem se encontra em uma situação dessas desaparece
totalmente. Existem, contudo, algumas dicas para sobreviver essa fase de crise
profissional:
1.Faça uma
lista de tarefas e objetivos para o seu dia de trabalho. Cada vez que completar
algum item da lista, risque-os da lista. A sensação de ter conseguido realizar
alguma coisa, mesmo em um ambiente hostil, vai te ajudar a seguir em frente.
2.Desligue-se
nos finais de semana. Não cheque emails, nem mensagens do trabalho. Passar um
tempo sem pensar no trabalho pode te ajudar a recarregar as baterias. FONTE:
Por: Copyright© 2019 @Kbym
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