terça-feira, 17 de janeiro de 2017

VAMOS AGUARDAR... ENCHENTES TK

RIO TARAUACÁ 
ULTRAPASSA COTA DE ALERTA PELA 2ª VEZ EM MENOS DE UMA SEMANA

Manancial atingiu nove metros na tarde desta segunda-feira (16). 
Corpo de Bombeiros monitora situação e diz que nenhum bairro foi atingido.

Defesa Civil já monitora rio que está acima da colta de alerta  (Foto: Divulgação/Defesa Civil )

Rio voltou a ultrapassar a cota de alerta pela
segunda vez em menos de uma semana
(Foto: Divulgação/Arquivo/Defesa Civil )

O Rio Tarauacá, situado na cidade de mesmo nome, a 400 km de Rio Branco, voltou a ultrapassar a cota de alerta, de 8,50 metros, pela segunda vez em menos de uma semana. O nível do manancial atingiu 9 metros na medição feita às 18h desta segunda-feira (16).

A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros da cidade. Apesar do alerta, os bombeiros afirmaram que nenhum bairro do município foi atingido.

"A oscilação é entre cinco centímetros para mais ou para menos. Estamos tranquilos porque não houve nenhum chamado. Esperamos que o pior não aconteça", detalhou o tenente do Corpo de Bombeiros Gercimilton Nazaré.

O tenente acrescentou que a corporação continua monitorando o manancial. Ele acrescentou que tem chovido com frequência na cidade. "Chove mais de três vezes por aqui. A cidade está toda encharcada. Hoje tivemos uma folga", finalizou.

Na última quarta-feira (11), as águas subiram 73 centímetros em 6h e marcaram 8,86 metros. Já na quinta (12) o afluente apresentou vazante de mais de um metro, chegando a 7,70 m. No mesmo dia, as águas voltaram a subir e marcaram 8,38 metros.

Enchentes
A cidade de Tarauacá enfrentou uma série de enchentes históricas há dois anos. Foram 12 ocorrências entre novembro de 2014 e março de 2015.
O ex- prefeito da cidade, Rodrigo Damasceno (PT-AC), chegou a decretar estado de calamidade pública em novembro de 2014. O nível do rio ultrapassou os 12 metros e atingiu mais de 70% da cidade.


Em dezembro do mesmo ano, o governo federal liberou R$ 794 mil para cobrir despesas com atendimentos às vítimas da enchente. Em fevereiro de 2015, o ex-prefeito afirmou que a prefeitura estimava um prejuízo de 40 milhões na zona rural e urbana. Já em março de 2015, a União liberou R$ 1.033.210 para a cidade, que deveria ser usado na execução de ações de socorro e assistência.

Fonte: g1.globo.com/ac/acre

Nenhum comentário: