terça-feira, 27 de dezembro de 2016

TARAUACÁ MERECE MUITO MAIS!!!

“A HISTÓRIA DE TARAUACÁ ‘NÃO SERVE COMO MOEDA DE TROCA’!!! NÃO SE PODE DOAR O QUE NÃO É SEU À TERCEIROS!!!. É NOSSA HISTÓRIA QUE DEVE SER VALORIZADA/PRESERVADA E NÃO DOADA E ESQUECIDA”

Resultado de imagem para Tarauacá

FATO: A memória de um lugar é um dos alicerces que dá sentido à vida. Com o resgate Histórico de Tarauacá não é diferente. Preservar a memória de nossa população é manter a nossa cidade viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras. É necessária a criação do Museu Histórico de Tarauacá.

VISÃO: TARAUACÁ, RIOS DOS PAUS E DAS TRONQUEIRAS:

Contudo, é preciso olhar para as pessoas, pois a história delas é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fazem parte. Tanto os desbravadores que passaram pela fundação de Vila Seabra como os que continuam trabalhando nessa construção têm dado sua contribuição para construir essa história que se buscamos valorizar e preservar. Precisamos valorizar nosso passado para podermos conhecer e traçarmos nosso futuro.

Entre tantos fatos e visões, práticas e discursos, MUSEU DE RESGATE HISTÓRICO DE TARAUACÁ irá selecionar acontecimentos/histórias que marcaram a história de Tarauacá. Por trás de cada aspecto levantado, há muitos sujeitos que contribuíram com seu  trabalho e ações, motivados pelas demandas do seu tempo e pela situação social, política e econômica de cada época que se viveu em nosso município.
Resultado de imagem para Moises diniz
Deputado federal Moisés Diniz será o autor da emenda Parlamentar

Para o Deputado Federal Moisés Diniz (Pc do B/Ac) que será o autor da Emenda Parlamentar: “Tarauacá merece uma biblioteca pública e um museu de História, que resgatem a nossa auto estima, que homenageie as lutas de nossos antepassados e seja um espaço de cultura, memória, beleza e encontro de novas gerações.”

Preservar a memória de Tarauacá não é só resgatar o passado. É compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas exercitando uma verdadeira práxis, em que a reflexão e a prática andam lado a lado.

EMENDA PARLAMENTAR DO DEPUTADO MOISÉS DINIZ (PC DO B/Ac): A proposta de emenda parlamentar com o objetivo de viabilizar o projeto de implantação do Museu de Resgate Histórico de Tarauacá, no Acre, será apresentada pelo Deputado Federal Moisés Diniz (PC do B /Ac). Com o principal objetivo de se construir uma biblioteca pública modelo em Tarauacá e também o espaço de resgate de nossa história de Tarauacá.

A instalação do Museu de Resgate Histórico de Tarauacá está direcionada à residência oficial de Altevir Leal, prédio onde funcionou a sede da Creche Criança Feliz por algum tempo.

Resultado de imagem para marilete vitorino

Na opinião da prefeita Marilete Vitorino: “a implantação do Museu de Resgate Histórico de Tarauacá é uma consequência do processo social e histórico de evolução do município de Tarauacá. Estamos em processo de construção. Assim, valorizamos nossa história. Resgatar a memórias de nossos desbravadores, é valorizar a história que estar sendo construída por todos nós”.

O Museu deverá reunir acervo de documentos, indígenas, móveis e bens culturais que se refiram à história do município de Tarauacá, desde o período de sua fundação. A verba de emenda parlamentar poderá ser usada para reforma, construção e aquisição de equipamentos para os espaços culturais.

 Por: Copyright© 2016 @Kbym

Nenhum comentário: